Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Publicidade

Serafina

Estrela de 'Modern Family', Sofia Vergara é a atriz mais bem paga da TV americana

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

As curvas de Sofia Vergara distraem até ela abrir a boca. Não é o seu inglês carregado de sotaque espanhol que rouba a atenção, mas sim as piadas que faz e as risadas altíssimas. "Ela é uma força da natureza", resume o ator e colega Ed O'Neill, 67, seu marido Jay em "Modern Family", seriado vencedor de todos os Emmys de melhor comédia desde sua estreia nos EUA, em 2009.

A colombiana de 40 anos cresceu e apareceu para o mundo ao entrar para a série sobre uma família quase tradicional, no papel da mulher jovem e sexy do patriarca. Logo, virou garota-propaganda de refrigerante e cosméticos. Segundo a revista "Forbes", foi a atriz mais bem paga da TV americana em 2012, ano em que faturou R$ 38 milhões.

De vestido tubinho azul e salto altíssimo, Sofia gesticula muito e brinca com o próprio sotaque (e o de quem estiver por perto). "Estou rindo só de você falar", diz a um jornalista israelense que pergunta sobre as dificuldades com o inglês.

"Quando comecei a atuar, decidi que me livraria do sotaque. Não entendia por que Penélope Cruz e Salma Hayek não tinham dado um jeito no inglês", conta. "Tive um professor por uns meses, mas foi horrível. Na hora dos testes, perdia a concentração, esquecia de atuar. Desisti."

A única concessão que fez ao entrar no novo mercado foi abrir mão da cor natural de seu cabelo loiro. "Pintei de preto para parecer mais latina", explica. "Aos poucos, estou voltando a ser loira."

Há mais de 15 anos, tem uma agência de talentos hispânicos com sede em Miami, a Latin WE. "Sempre sustentei minha família e quis criar segurança financeira para quando isso aqui chegar ao fim", diz, passando a mão no corpo.

Sofia nasceu na cidade colombiana de Barranquilla, numa família católica com cinco irmãos e muitos primos. "Cresci vendo 'I Love Lucy' e sempre fui a palhaça da classe. Minha família toda é muito engraçada."

Foi "descoberta" por um fotógrafo, numa praia, aos 17 anos. Virou modelo e apresentadora de TV. Nos anos 1990, trabalhou na Univisión, rede em espanhol com sede nos EUA, sua catapulta para o sucesso no mercado latino.

Mudou-se para Miami em 1998, depois de seu irmão ser assassinado numa tentativa de sequestro em Bogotá. Em 2008, passou no teste para "Modern Family", seriado cuja quarta temporada chega ao Brasil em agosto, no canal Fox (domingo, 22h).

BEBÊS E LEITE CONDENSADO

A novidade da temporada é que sua personagem está grávida, e o bebê trará uma nova dinâmica ao seriado.

"Foi horrível lidar com a barriga falsa, é como carregar uma mochila o tempo todo, mas na frente", diz, dramática. "Gravar com bebês também é chato. A produção tem dois. Quando um começa a chorar, trazem o outro. Uma cena que duraria uma hora para gravar, com o bebê, leva duas horas. Sou egoísta, quero ir para casa logo. E gastar todo esse dinheiro que vocês dizem que eu tenho."

Sofia, assim como sua personagem, tem um filho. No seriado, é o espertinho Manny (Rico Rodriguez). Na vida real, é Manolo, 21, que criou sozinha após um breve casamento. Atualmente, ela está noiva do empresário e ativista político Nick Loeb, que conheceu na festa do Globo de Ouro, em 2008.

Ele a pediu em casamento durante o último aniversário de Sofia, quando ela levou a família e outros 90 convidados para um resort no México. "Alguns familiares não tinham visto para entrar nos EUA", conta, rindo. Após a festança, ela não imagina fazer outra tão cedo para se casar, embora pense em filhos.

"Acabei de me livrar de Manolo, que foi para a faculdade. Mas ele [Loeb] é mais novo, não tem filhos e tem feito uma pequena lavagem cerebral em mim", diz. "Quando tive meu filho, era bem mais jovem, não tinha todo esse dinheiro e adorei. Então, por que não de novo?"

Sofia passou por sessões de radioterapia para tratar um câncer de tireoide, 13 anos atrás. O cuidado com a saúde se intensificou desde então, embora ela odeie fazer exercícios. "É uma tortura, mas faz parte do trabalho, como decorar as falas", diz, acrescentando que faz "spinning" e pilates, mas é louca por leite condensado.

Chegar aos 40 não a assustou, pelo menos não tanto quanto as TVs em alta definição de hoje em dia. "Por que isso? Alguém precisa parar com essa tortura!", diz. "Mas não achava que estaria bem assim. Lembro-me de ver minha mãe e achar que 40 era ser velha."

Sofia passa sete meses por ano gravando "Modern Family" e, nos outros, tenta emplacar carreira no cinema. Dublou um personagem na animação futurística "A Fuga do Planeta Terra", participa de "Os Smurfs 2", que estreia em agosto, e tem pontas em "Machete Mata" (estreia prevista para setembro) e "Fading Gigolo" (ainda sem título em português, programado para dezembro).

Neste último, aparece na cama com Sharon Stone e John Turturro, diretor e roteirista, e contracena com Woody Allen. Já em "Machete Mata", de Robert Rodriguez, vive uma assassina tresloucada. "Atiro balas com meu sutiã. São umas roupas incríveis, bem diferentes das que uso em 'Modern Family'."

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Envie sua notícia

Siga a folha

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página