Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Publicidade

Serafina

Atriz de "Jogos Vorazes" diz que faltam bons papéis para mulheres em Hollywood

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Chegar aos 40 anos deixou de ser tabu para as beldades de Hollywood, especialmente se a atriz for versátil como Elizabeth Banks, que deixa a casa dos 30 em breve com uma agenda cada vez mais lotada. Isto não significa um ambiente de trabalho menos machista. "É difícil achar comédias em que não estou só ajudando o ator principal", desabafa.

Famosa pela excêntrica personagem Effie Trinket, da franquia de fantasia "Jogos Vorazes", Banks passou os 15 anos de sua carreira intercalando dramas com comédias, como nos inéditos "Love & Mercy", no qual faz a mulher do Beach Boy Brian Wilson, e "Walk of Shame", no papel de uma repórter de TV atrapalhada.

Na continuação "Jogos Vorazes - Em Chamas", com estreia prevista para 15/11, Banks mistura bem tais atributos, voltando mais materna e sombria, sem deixar de ser o alívio cômico da história, ambientada num futuro onde jogos mortais são televisionados para distrair a população supervigiada.

"A nova trama explora a esperança contra o medo. Quando você governa com medo, a esperança é sempre mais forte e dá determinação ao povo. E quando se tem vontade, qualquer coisa pode acontecer", diz ela, que já foi a primeira-dama Laura Bush em "W." (2008) e uma funcionária de livraria com a mente poluída em "O Virgem de 40 Anos" (2005).

Effie é porta-voz do governo e acompanhante dos jogadores, incluindo a protagonista Katniss Everdeen, interpretada pela vencedora do Oscar Jennifer Lawrence. A jovem ganhou a competição no primeiro longa, acabou alçada a heroína pelo povo e, neste segundo capítulo, é obrigada a retornar para lutar com oponentes mais experientes.

"Jennifer continua a mesma garota brincalhona e talentosa. Agora ela tem um monte de guarda-costas, mas são uns caras legais, não tem nada demais", diz Banks sobre a colega de elenco.

A montanha-russa de emoções é acompanhada pelas perucas e maquiagens mais absurdas, além dos vestidos extravagantes, metade dos quais assinado pela grife Alexander McQueen.

"São peças de museu, coisas feitas à mão, deslumbrantes. Effie representa todo o luxo da capital." Cada look foi criado por uma equipe de seis pessoas. Na vida real ela usa jeans e blusa de seda azul-marinho e os cabelos loiros soltos.

NA TERRA DOS HOMENS

Sua próxima aparição nas telas será assim, bem menos montada. Sem lenço ou documento: na comédia "Walk of Shame", sua personagem perde os documentos antes de ir para a entrevista mais importante de sua vida. "Quando era jovem não pensava em ser atriz, queria ser jornalista, queria ser Diane Sawyer", conta Banks, que interpretou uma apresentadora de TV no seriado "30 Rock", lhe valendo duas indicações ao Emmy.

Ela parece concordar com as indicações. "Quero longevidade na carreira e acredito que brilho mais nas comédias. Mas, se você não gera seu próprio material, é complicado achar papéis gratificantes", diz Banks, que pede apoio às poucas diretoras do mercado. "É difícil pedir por mais histórias sobre mulheres quando 90% dos diretores são homens. É preciso ser apaixonado pelo tema."

Matt Jones
Atriz Elizabeth Banks está no elenco do filme de ação "Jogo Vorazes" e "Jogos Vorazes Em Chamas"
Atriz Elizabeth Banks está no elenco do filme de ação "Jogo Vorazes" e "Jogos Vorazes Em Chamas"
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Envie sua notícia

Siga a folha

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página