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Serafina

Depois de aroma de alface, marca de perfumes lança o de caipirinha

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Que cheiro enlouquece os homens?" Coautora de "Perfume: O Guia", Tania Sanchez responde com notas de ironia à "pergunta feita mais do que qualquer outra" por mulheres na seção de cosméticos. "Após anos de intensa pesquisa, descobrimos a resposta definitiva: bacon."

O Santo Graal dos aromas não faz parte (ainda) do catálogo da Demeter Fragrance Library, uma "biblioteca de fragrâncias" batizada com o nome da deusa grega da fertilidade. Mas a marca de perfumes americana pariu outras essências tão ou mais exóticas do que filetes de gordura suína.

Cratera Estúdio
Ilustração para Serafina - Demeter Fragance Library

Até 2017, o acervo ganhará novos olores, conta Mark Crames, presidente da grife que lança seus produtos na Bergdorf Goodman, o templo de luxo nova-iorquino, e vende frascos de 30 ml a preço médio de US$ 15 (cerca de R$ 50), pela internet e em lojas de beleza.

Prometido para agosto, o perfume Caipirinha surgiu porque ele queria "introduzir o aroma de uma outra cultura e celebrar a Olimpíada" (de fato, evocar o futum baía da Guanabara provavelmente não seria bom para os negócios).

Também vêm por aí o Donut de Geleia ("yummy!") e o Sorvete de Noz-Moscada ("tento acompanhar as tendências grastronômicas"). Farão companhia a velhos clássicos, de Uísque e Tabaco -"como Romeu e Julieta, feitos um para o outro"- a Casa Funerária -"quando um amigo sentiu [o mix de flores brancas], exclamou: 'Cheira como o funeral do meu avô'".

A "mais emblemática" das criações "foi concebida para cheirar exatamente como a terra dos campos que cercam a fazenda da família do nosso perfumista", esborrifa o texto que apresenta Poeira.

A fragrância, segundo Crames, faz o cangote de Clint Eastwood e Kate Moss. (Drew Barrymore gosta de Gin e Tônica, e Stella McCartney é fã de Alface.)

A primeira memória olfativa de Crames, "o bolo de chocolate da vovó", ainda não foi engarrafada. Ele se contenta em, por ora, simular a massa de baunilha na Cupcake, prometida para chegar às lojas no ano que vem.

CHEIRO DE NEVE

Outra coquete da linha, Neve, ganhou em 2000 dois prêmios no FiFi Awards, o Oscar do setor, organizado pela Fragrance Foundation, em Nova York.

Parte da blogosfera reagiu com frieza. "Dura tanto na pele quanto neve no deserto do Saara. Desaparece totalmente depois de 30 minutos", avaliou Maddy, do Olfactory Obsessed.

O nariz por trás da essência pertence a Christopher Brosius, ex-taxista e ex-atendente de uma marca de cosméticos na loja de departamento Macy's ("Os clientes eram um pavor", disse à revista "Vanity Fair").

Já fora da Demeter, Brosius hoje pilota do Brooklyn o projeto I Hate Perfume. Crames, que chegou à casa dois anos depois do hit gélido, prefere não falar de números com a Serafina, mas em seu perfil do LinkedIn cita venda anual em torno de US$ 5 milhões.

Para o futuro, ele adoraria encontrar a receita para duas sonhadas fragrâncias, Cabeça de Bebê e Respiração de Filhote de Cachorro.

O mais próximo que chegou disso foi com Xampu de Bebê. "Nostálgico e reconfortante."

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