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Serafina

Estilista brasileira Barbara Casasola veste Beyoncé e Kate Middleton

Quentin Jones
Estilista brasileira Barbara Casassola, para a revista Serafina de dezembro de 2016
A estilista gaúcha Barbara Casassola, 32, nome mais quente da moda brasileira no exterior
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Divas pop e princesas não costumam operar no mesmo radar da moda. Uma gaúcha, no entanto, subverteu essa lógica e conseguiu, "sem dar nada de graça", vestir da cantora Beyoncé, 35, a
Kate Middleton, 34.

O que Barbara Casasola, 32, percebeu depois de trabalhar como assistente do italiano Roberto Cavalli e como consultora da See by Chloé era que "não havia roupa de festa para uma mulher elegante a partir das 18h. Em geral, é tudo bordado, muito exagerado".

A receita parece simples. Mas o caminho não foi. 14 anos atrás Barbara trabalhava como vendedora da M.Officer em Porto Alegre, à noite pegava uma "kombi" até Novo Hamburgo para estudar numa faculdade de moda.

Aos 19 anos foi estudar na capital inglesa e, um ano depois, entrou no prestigioso Istituto Marangoni, em Milão. Hoje, é o nome mais quente da moda brasileira no exterior e peça-chave do renascimento da semana de moda de Londres.

Barbara é brasileira, mas sua marca é tão inglesa quanto Burberry e Vivienne Westwood. Desde a primeira coleção, lançada em 2011, até o modelo de malha italiana usado pela duquesa de Cambridge, um tomara-que-caia "off-white" com grafismos inspirados nos desenhos das tribos indígenas do Amazonas, a moda da estilista é produzida e focada no hemisfério norte.

Foi o rigor do minimalismo, combinado a referências da cultura brasileira, que atraiu olhares exigentes e multimarcas de luxo. A mistura esperta de roupa recatada com pele aparente abriu mercado para Barbara. "Percebe como tudo na moda está tão vulgar? Acho que me dei bem exatamente porque ofereço um contraponto."

A qualidade da matéria-prima é outro ponto alto. Os tecidos de sua marca homônima são exclusivos e confeccionados em parceria com fornecedores de grifes de luxo da França e da Itália, fator que explica as mais de 1.000 libras que custam as peças mais trabalhosas.

Tanto na loja paulistana Choix quanto no e-commerce Farfetch, dois raros canais de venda brasileiros que vendem Barbara Casasola, os produtos da estilista não saem por menos de R$ 4 mil.

A próxima etiqueta que Barbara colará numa peça terá o escrito 'made in Brazil'. "Depois de muita pesquisa", decidiu produzir suas primeiras peças de "jeanswear" no país natal. "O Brasil tem os melhores jeans do mundo," afirma a designer, sem cravar qual será o preço dos modelos. Uma confecção paulista fornecerá as peças.

"Tenho licença para me apropriar do meu país, algo que muitos estilistas brasileiros não fazem, enxergando tudo o que vem de fora como sendo melhor", diz. E acrescenta: "Ser brasileiro, na moda, é uma grande vantagem".

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