Serafina
Milão, NY, Paris: conheça tendências das três principais semanas de moda
Serafina visitou as principais semanas de moda do mundo e apresenta os principais movimentos vistos nas passarelas.
MILÃO
Semana italiana propõe a volta das logomarcas, bolsas em tamanho bonsai e muita pele (animal) à mostra.
IMAGEM DA SEMANA
Divulgação | ||
Sempre polêmica, Miuccia Prada misturou as décadas para abordar o feminismo e a luta por igualdade de gênero |
PSICODELIA 'MILLENNIAL'
Alessandro Garofalo | ||
Para além do resgate do conforto e da mobilidade que o visual urbano traz ao armário, a retomada dos códigos da juventude tem a ver com uma nova geração de consumidores que as grifes querem atingir. Os "millennials", ou a geração "Y", não se identifica mais com o "look" comportado do final do século passado e procura um paralelo entre o visual do dia e o da noite.
Tanto que grifes como a italiana Emilio Pucci reavaliaram seu mundo de roupas estampadas e silhuetas tradicionais para incluir a psicodelia e as silhuetas ampliadas do seu último desfile, na semana de moda de Milão. "Os 'millennials' são a voz do futuro porque são muitos, a maior geração depois dos 'baby boomers'.
Suas experiências são muito visuais e ágeis. É preciso um engajamento por parte da moda com esses anseios", diz Laudomia Pucci, dona da grife florentina. O estilista Massimo Giorgetti, recém-contratado pela marca, assumiu a missão de levar os quase 103 anos da grife para o futuro que, segundo ele, está nas pistas de dança.
NOVA YORK
Azul, branco e vermelho chegaram às roupas e aos acessórios da semana de moda nova-iorquina, junto com bonés e jeans combinando com jeans.
IMAGEM DA SEMANA
Shannon Stapleton | ||
Estilista mais pop dos Estados Unidos, Marc Jacobs colocou as modelos do seu desfile para andar nas ruas de Nova York sob o julgamento de quem realmente importa: as pessoas comuns |
PODER 'SUPREME'
Divulgação | ||
Um dos maiores exemplos do interesse da moda em colocar a estética da rua nas roupas de luxo é a marca americana Supreme. O negócio de peças "street" limitadas, que começou há 23 anos num pequeno espaço do Soho, no sul de Nova York, virou uma gigante que já fez parcerias com grifes e ícones da cultura pop.
O músico Malcom McLaren, a marca Levi's e o ilustrador Robert Crumb já colaram seus nomes nas roupas da marca. Até pouco tempo, o endereço era segredo bem guardado dos moderninhos que fazem fila no cruzamento das ruas Prince e Crosby toda vez que a etiqueta lança uma nova coleção.
As referências aos anos 1990 -bonés com logos, camisas de flanela e camisetas básicas fazem parte do repertório da marca -foram parar na passarela masculina da Louis Vuitton, em janeiro, e, nesta temporada internacional, nas araras da Lacoste.
Às camisetas polo, calças "jogging" e jaquetas da grife do jacaré foram aplicadas silhuetas vintage e os contornos da fonte em negrito que identifica a Supreme. Tanto "hype" tem seu preço. Um simples boné vermelho com o logo aplicado em alto-relevo custa, na internet, R$ 480.
PARIS
As mulheres de paris vão de ombros de fora ou todas em preto e branco do underground gótico até a lua.
IMAGEM DA SEMANA
Bertrand Guay/AFP | ||
Em meio às estátuas do Museu do Louvre, os convidados da Louis Vuitton foram separados por muros, numa referência ao governo do novo presidente americano, Donald Trump |
GAROTAS PODEROSAS
Zumapress | ||
O visual das ruas não entrou sozinho na passarela nesta temporada de desfiles. Elementos do visual das sufragistas e referências a estéticas de movimentos sociais se somaram aos moletons, estamparia e visual largadão de algumas grifes. As precursoras do movimento feminista inspiraram a Dior.
O azul tingiu o desfile urbano chique que a marca montou em pleno Museu Rodin, com boinas e conjuntos com capuzes que remetiam à silhueta Chevier, criada por Christian Dior (1905-1957), em 1947. A camiseta com o escrito "todos nós deveríamos ser feministas" virou febre entre fashionistas que posavam para fotos na entrada dos desfiles.
A citação impressa faz referência à nigeriana Chimamanda Adichie, autora do "best-seller" "Para Educar Crianças Feministas" (2017). O discurso ganhou embalagem de luxo nas mãos da estilista Maria Grazia Chiuri, da Dior, que tem a missão de renovar a marca após a saída do belga Raf Simons, atual estilista da Calvin Klein.
Livraria da Folha
- Volume da coleção "Histórias Secretas" revela lado sombrio da Bíblia
- 'Manual da Redação' reúne normas de escrita e conduta da Folha de S.Paulo
- Mais de 70 receitas de pratos, sobremesas e drinques à base de ovo
- Com narrativa irônica, 'Manual da Demissão' aborda crise e desemprego
- Cortella reflete sobre sucesso e competência em "A Sorte Segue a Coragem!"