Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Publicidade

Serafina

Italiano vira atração na internet por causa de seu guarda roupa

Al Bazar/Divulgação
O italiano Lino Ieluzzi, proprietário da boutique de roupas finas masculinas Al Bazar
O italiano Lino Ieluzzi, proprietário da boutique de roupas finas masculinas Al Bazar
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

O italiano Lino Ieluzzi é praticamente uma atração turística em Milão, onde vive. O proprietário bem-sucedido da boutique de roupas finas masculinas Al Bazar viu sua rotina mudar em 2007 quando suas imagens se espalharam pelas mídias sociais.

Agora, o cavalheiro de cabelos dourados que veste óculos escuros e ternos de cores vibrantes, além de atender os clientes, posa para selfies com a maioria deles e tem milhares de fãs mundo afora.

A fama começou com um empurrãozinho do norte americano Scott Schuman, criador do blog The Sartorialist. Ele foi um dos primeiros a registrar pessoas comuns nas ruas das grandes cidades e com isso influenciar criadores de moda. E foi ele quem postou as primeiras imagens do exótico cavalheiro.

BEM-VINDO AO CLUBE

Schuman, que eventualmente organiza jantares em Florença para socializar esses senhores do estilo - eleitos segundo o seu critério - conta com a presença ocasional nesses encontros de figuras como o rapper Kanye West e o ator John Malkovitch, dando uma ideia da dimensão global que o site atingiu.

O arquiteto e decorador paulista Fabrizio Rollo, único brasileiro a frequentar essa roda, conta como conheceu o blogueiro.

"Fui fotografado pelo Scott quando entrava num táxi em Milão, e ele publicou sem ao menos saber quem eu era, foi o modo como me visto que chamou sua atenção e só mais pra frente nos tornamos amigos", diz ele.

SEM JAMAIS PERDER A ELEGÂNCIA

Lino, que nos recebeu vestindo um paletó de abotoamento duplo, gravata com o número sete bordado e sapatos bicolores com fivela dupla, conta que fundou a Al bazar nos anos sessenta inicialmente como loja de jeans.

Somente alguns anos depois é que passou a comercializar roupas de alfaiataria.

Logo ele se tornou uma das estrelas da Pitti Uomo, uma das feiras de moda masculina mais importantes do mundo, que acontece em Florença, na Itália, desde 1972. Boa parte da sua clientela é de europeus e americanos que se identificam com seu estilo extravagante.

Apesar disso, diz que hoje em dia as pessoas procuram um pouco mais de discrição, e aponta a crise global como causa da mudança.

POPSTAR NO JAPÃO

Se na Europa e nos EUA ele ampliou consideravelmente seu alcance depois que capitalizou a própria imagem no mundo digital, foi na Ásia que ele se tornou um verdadeiro astro.

Pela sua loja espalham-se fotos de clientes famosos como o ator chinês Jet Li e dezenas de revistas como a japonesa Leon, com sua foto estampada na capa.

Alguns orientais são tão obcecados pelos seus exotismos, que adotam o uso de gravatas com o número sete e sapatos de fivela dupla com a de cima sempre desatada, tal qual o mestre.

Todos querem alcançar a sprezzatura, palavra italiana que define a habilidade de não mostrar o esforço que está por trás de algo que se faça.

No caso do vestir-se, essa virtude pode se traduzir naquele toque de indiferença que naturaliza a elegância.

O milanês Lino Ieluzzi certamente é versado nessa arte.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Envie sua notícia

Siga a folha

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página