Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Publicidade

Serafina

Apresentador gay da Disney adiciona feminismo a contos dos irmãos Grimm

Divulgação
Apresentador da Disney e escritor Vinicius Campos.
Apresentador da Disney e escritor Vinicius Campos.
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Uma Chapeuzinho Vermelho mais guerreira e menos inocente, uma princesa empoderada que toma a iniciativa de pedir o Príncipe Encantado em casamento, uma menina esperta que enfrenta sem medo a bruxa má. Em seu novo livro, "Vinicius Campos Conta Grimm", que será lançado dia 8 de outubro na Livraria da Vila, em São Paulo, o ator, apresentador e escritor Vinicius Campos, 37, joga seu olhar para oito contos de fadas dos Irmãos Grimm, evidenciando em suas adaptações o protagonismo feminino.

"As histórias estão lá, mas tomei a liberdade de deixar as garotas mais donas de si, justamente para trazer as questões de igualdade de gênero, valores que não eram pregados na época em que esses autores viveram", conta o paulistano sobre sua nova obra.
 
É o sexto livro de sua carreira. Todos os outros títulos abordavam temas como diversidade, preconceito, bullying, minorias e racismo. Por um deles, "Agentes Especiais", chegou a ser finalista do prêmio Jabuti. 

"Minha vontade de escrever livros surgiu juntamente com o desejo de promover a inclusão social", diz ele, cujo trabalho quase sempre é inspirado em experiências que já viveu ou que vive no momento, ou ainda por questões que o tocam profundamente.
 
Um exemplo é o seu primeiro trabalho "Expedições do Vini - Famílias", que nasceu de uma situação que vivenciou na TV.

"Em um programa focado na relação familiar, só havia espaço para falar da configuração mais tradicional. Foi aí que decidi escrever uma história que abarcasse outras possibilidades, como pais separados, filhos adotivos e relações inter-raciais", comenta o apresentador, que foi contratado pela Disney em 2008 e, desde então, já estrelou diversos programas no canal Disney Junior - entre eles o "Parquinho", que está no ar há quatro anos e é gravado em Buenos Aires, onde mora há 12 anos.
 
Aliás, foi na capital argentina, em uma temporada para aprender espanhol após terminar a faculdade de jornalismo, que ele conheceu o seu marido, o executivo Eduardo Lagreca.

Arquivo Pessoal
Apresentador da Disney e escritor Vinicius Campos com seu marido e seus três filhos adotivos.
Apresentador da Disney e escritor Vinicius Campos com seu marido e seus três filhos adotivos.

"Em pouco tempo nos apaixonamos e voltei para o Brasil só para avisar meus pais sobre minha mudança definitiva. Foi um choque para eles saberem sobre o Edu e enfrentei um momento familiar difícil ao expor minha orientação sexual em casa. Já tinha sofrido muito na adolescência com colegas me chamando de bichinha, sem eu mesmo ter certeza se era homossexual. E essa foi a fase de sofrer com uma certa rejeição no ambiente doméstico", relembra ele, que nos primeiros meses depois da mudança trabalhou como professor de português. 
 
Algum tempo depois, entrou no site do canal argentino Utilíssima e escreveu uma mensagem. Disse que tinha uma ideia de programa voltado para a cultura brasileira.

"Pouco tempo depois, aprovaram a minha proposta. Gravei um ano o Portunhol e logo depois veio o teste para ser apresentador da Disney. 'E a empresa sabia da sua homossexualidade?' "Sim, e todo mundo sempre me aceitou muito bem, mas não era algo que saía falando publicamente. Hoje já sinto necessidade de expor isso", afirma o apresentador, que sempre teve vontade de ser pai e há pouco mais de cinco anos deu o primeiro passo nessa direção.

Ele e Eduardo, que casaram oficialmente em 2011, começaram a participar de um projeto de apadrinhamento de crianças que estão em abrigos. "A ideia era fazer isso com uma só, mas acabamos encontrando três irmãos: Milagros, 14, Alfredo, 13, e Pablo, 11".

Depois de mais dois anos de processo, eles conseguiram se tornar seus pais em dezembro do ano passado. O casal construiu em 2015 uma casa no bairro de Palermo especialmente para receber as crianças.
 
Esse seu momento pessoal tão especial está reverberando positivamente em sua trajetória profissional. Na Disney, por exemplo, ele vai deixar de apresentar o "Parquinho" para se jogar em um projeto de ficção que partiu de uma iniciativa dele. Na sitcom infantil, que começa a ser gravada no início de 2018, Vinícius interpreta um escritor e desenhista divorciado, que tem a guarda compartilhada da filha com a ex-mulher. Outro papel que o apresentador tem desempenhado na empresa é o de consultor para assuntos de diversidade.

"Eu ajudo a verificar, por exemplo, se os roteiros não estão reforçando estereótipos, como o da menina que só quer usar vestido ou que só os meninos podem jogar futebol."
 
Ele também deve começar, em breve, a reescrever alguns clássicos Disney, assim como fez com os Irmãos Grimm. "Parece utópico, mas faço meu trabalho pensando sempre na possibilidade de nos transformarmos em uma sociedade melhor e mais justa. E tenho sentido cada vez mais a importância de escrever sobre tolerância e respeito diante desse momento de extremo conservadorismo, no qual se promove a cura gay e exposições de arte sobre diversidade são censuradas."

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Envie sua notícia

Siga a folha

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página