Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Publicidade

Serafina

Sósia polonês de Van Gogh estrela filme sobre a vida do pintor

Facebook
Ator Robert Gulaczyk, que interpreta o pintor holandês no filme "Com Amor, Van Gogh".
Ator Robert Gulaczyk, que interpreta o pintor holandês no filme "Com Amor, Van Gogh".
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Ninguém nunca havia dito a Robert Gulaczyk que ele se parecia com o pintor Vincent van Gogh (1853-1890). Nem ele próprio pensara nesta hipótese até completar 31 anos. Foi com essa idade que, em 2014, o ator polonês recebeu o convite para comparecer a um teste: os produtores do longa britânico "Com Amor, Van Gogh" haviam visto uma foto sua e se interessaram pelo tipo ruivo, traços finos e olhos claros. Ele arrumou as malas, viajou e conseguiu o papel.

Desde que passou no teste, Gulaczyk folheia livros com os autorretratos que o pintor holandês pintou quando estava ele próprio na casa dos 30.

"Reconheço semelhança em alguns quadros, principalmente em um retrato azul em que Van Gogh aparece com a cabeça levemente voltada para o lado; foi pintado em Paris", conta, sobre uma obra datada de 1886. Conforme buscava similaridades, o ator foi roubando características de seu personagem. Nunca havia deixado a barba crescer, por exemplo. "Agora não tiro ela mais", disse, por Skype.

Dirigido por Dorota Kobiela e Hugh Welchman, "Com Amor, Van Gogh" tem como característica principal a conversão de cenas gravadas em uma animação - os traços imitam o estilo do artista pós-impressionista holandês. A "vertigem" de Gulaczyk redobrou, e ele passou a buscar um Van Gogh não apenas no espelho de casa, mas também nas comparações entre obras originais e os frames do filme.

A convicção de que era dele o papel foi tamanha que a produção relevou um ponto negativo dessa escolha: Gulaczyk apenas arranha o inglês. O ator conta que, ultrapassada a dificuldade de decorar o texto, precisou ainda arriscar um sotaque holandês. "Não deu certo. Até gostei do resultado, mas a coisa tinha que ser perfeita, principalmente porque os holandeses poderiam estranhar".

Kroeller-Mueller Museum
"Auto-retrato" (1887), obra de Vincent Van Gogh.
"Auto-retrato" (1887), obra de Vincent Van Gogh.

No fim, os diretores permitiram que Gulaczyk interpretasse textos em polonês até. A voz que ouviremos nas versões originais será fruto de dublagem.

O trabalho não representa apenas a estreia do ator em uma produção fora de seu país. É também a primeira vez que ele faz um papel no cinema, conta. Até então, só tinha atuado em peças teatrais, entre as quais destaca uma adaptação pop de "Ilíada", com figurinos de couro e texto do italiano Alessandro Baricco.

Gulaczyk pertence ao elenco fixo de um teatro público polonês. Trabalha com outros 18 intérpretes há cerca de 15 anos, na pequena Legnica, cidade com seus 100 mil habitantes. Conta cerca de 40 peças em seu currículo. Casado e sem filhos, diz que viveu até hoje uma vida pacata, dedicada a ensaios.

Quando não está em turnê pelo país ou fora dele, compartilha as horas de lazer com outros atores, que também são seus vizinhos.

"Na Polônia, é comum que um teatro nacional tenha um edifício residencial, onde seus profissionais moram."

A cena mais forte de "Com Amor, Van Gogh", destaca, foi aquela em que Van Gogh arranca a própria orelha.

"Pedi para os diretores me deixarem completamente sozinho uma hora antes da gravação", diz.

O ator queria estar concentrado e, como se estivesse sobre o palco, pretendia fazer a cena uma vez só.

Os ingleses não conheciam muito bem seu jeito introspectivo. Se conhecessem, não teriam cogitado um breve quadro depressivo logo depois da cena. "Van Gogh ainda estava dentro de mim, era só isso", diz. Como se fosse pouco...

VEJA MAIS

Trailer do filme "Loving Vincent"

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Envie sua notícia

Siga a folha

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página