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Companhias que querem os mais jovens misturam RH e marketing

As organizações que querem firmar sua reputação entre os mais jovens têm criado iniciativas unindo os departamentos de marketing e recursos humanos.

"Investimentos em grandes anúncios de seleção e até a tradicional presença de recrutadores em feiras estudantis perdem espaço para o mundo digital", diz Denise Delboni, professora da FGV.

A cervejaria Heineken é uma das que apostam nesse formato: criou neste ano uma campanha global com vídeos e testes interativos que traçam um perfil superficial do futuro candidato e, ao final, direcionam o interessado para a consulta de vagas nas redes sociais da empresa.

O projeto foi elaborado com a área de marketing.

O processo seletivo não começa no teste, segundo Carla Sauer, vice-presidente de RH no Brasil da Heineken. "A campanha é um chamariz para capturar jovens e fazer com que se inscrevam", afirma.

No Facebook, a empresa já conta mais de 21 milhões de fãs, muitos desses, funcionários em potencial.

Adriano Vizoni/Folhapress
SAO PAULO - SP - BRASIL, 04-10-2016, 16h20: ESPECIAL CARREIRAS. Retrato de Isabella Martins, publicitaria da Heineken e que procura contratar os profissionais pelo perfil e usa cases praticos de cada area na selecao. (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress, CARREIRAS) ***EXCLUSIVO FSP***
A analista Isabella Martins, 24, da Heineken, que seguia a marca no Facebook antes da contratação

A hoje analista de marketing Isabella Martins, 24, era um deles e não só seguia a marca nas redes como chegou a participar de uma promoção cujo vencedor levaria uma viagem para a Holanda, país de origem da cervejaria.

Já o grupo Votorantim associa um canal forte nas redes, com 80 mil fãs, com busca ativa por profissionais.

A caça é feita em parceria com a consultoria de tendências Box 1824 e a recrutadora 99Jobs, que preferem monitorar o Facebook, não o LinkedIn, para identificar interesses pessoais próximos das expectativas da empresa.

Alguns são abordados diretamente, como o trainee Vinícius Hojo, 24, formado em engenharia de produção. "Não tinha considerado a empresa antes dessa conversa, mas depois do contato o interesse surgiu", afirma.

A estratégia nas mídias sociais vai aumentar nos próximos anos, segundo Carlos Eduardo Dias, da RH Hub Talent, que faz gestão de marcas empresariais. "Hoje, tudo é reputação, esse é um caminho para aprimorar pontos de contato com o público."

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