As organizações que querem firmar sua reputação entre os mais jovens têm criado iniciativas unindo os departamentos de marketing e recursos humanos.
"Investimentos em grandes anúncios de seleção e até a tradicional presença de recrutadores em feiras estudantis perdem espaço para o mundo digital", diz Denise Delboni, professora da FGV.
A cervejaria Heineken é uma das que apostam nesse formato: criou neste ano uma campanha global com vídeos e testes interativos que traçam um perfil superficial do futuro candidato e, ao final, direcionam o interessado para a consulta de vagas nas redes sociais da empresa.
O projeto foi elaborado com a área de marketing.
O processo seletivo não começa no teste, segundo Carla Sauer, vice-presidente de RH no Brasil da Heineken. "A campanha é um chamariz para capturar jovens e fazer com que se inscrevam", afirma.
No Facebook, a empresa já conta mais de 21 milhões de fãs, muitos desses, funcionários em potencial.
Adriano Vizoni/Folhapress | ||
A analista Isabella Martins, 24, da Heineken, que seguia a marca no Facebook antes da contratação |
A hoje analista de marketing Isabella Martins, 24, era um deles e não só seguia a marca nas redes como chegou a participar de uma promoção cujo vencedor levaria uma viagem para a Holanda, país de origem da cervejaria.
Já o grupo Votorantim associa um canal forte nas redes, com 80 mil fãs, com busca ativa por profissionais.
A caça é feita em parceria com a consultoria de tendências Box 1824 e a recrutadora 99Jobs, que preferem monitorar o Facebook, não o LinkedIn, para identificar interesses pessoais próximos das expectativas da empresa.
Alguns são abordados diretamente, como o trainee Vinícius Hojo, 24, formado em engenharia de produção. "Não tinha considerado a empresa antes dessa conversa, mas depois do contato o interesse surgiu", afirma.
A estratégia nas mídias sociais vai aumentar nos próximos anos, segundo Carlos Eduardo Dias, da RH Hub Talent, que faz gestão de marcas empresariais. "Hoje, tudo é reputação, esse é um caminho para aprimorar pontos de contato com o público."