Publicidade

Guia do MBA

Instituições criam redes para interação entre professores e alunos de MBA

Trabalhos em grupo ou feiras podem até estimular novas relações entre profissionais que cursam um MBA. Mas algumas instituições decidiram inovar, criando uma rede social própria para alunos e ex-alunos ou disponibilizando o tempo dos professores para marcar um cafezinho em um aplicativo próprio para fazer networking.

"Os alunos acreditam que é necessário fazer contatos, mas poucos fazem de verdade. É mais cômodo conversar com o colega que já conhece", afirma Eduardo Endo, diretor acadêmico do MBA na FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista).

"A instituição é capaz de ajudar de várias formas. O professor pode montar grupos diversificados para aumentar a interação e tirar a turma da zona de conforto", diz.

A FIAP foi uma das primeiras instituições a adotar o Beer or Coffee, aplicativo que conecta pessoas interessadas em fazer networking. Os professores indicam no aplicativo quando estão livres para um bate-papo com os alunos.

Com a função de geolocalização, o aplicativo mostra os profissionais por perto que estão com tempo livre para uma conversa, e ainda indica quais os bares ou cafés na região são mais adequados para o encontro.

Em uma parceria com os estabelecimentos, o Beer or Coffee emite um voucher de desconto para o primeiro café, que sai por R$ 2,99 nos lugares conveniados.

Segundo Roberta Vasconcellos, uma das fundadoras, o aplicativo promove cerca de 4.000 novas conexões por mês em São Paulo.

CUIDADOS

O Insper oferece uma rede social própria, a Alumni Insper. A plataforma digital permite que estudantes e ex-alunos se conheçam e possam interagir.

"A Alumni tem uma ferramenta de busca por interesse, que pode aproximar profissionais da mesma área", explica Maria Ester Pires da Cruz, gerente do núcleo de carreiras do Insper.

O LinkedIn, rede social voltada para conectar profissionais, já tem mais de 26 milhões de usuários cadastrados apenas no Brasil.

"Passamos a fronteira do mundo corporativo, temos pessoas de todas as áreas, acadêmicos, profissionais liberais", diz Fernanda Brunsizian, gerente de comunicação corporativa do LinkedIn.

Alguns cuidados, no entanto, devem ser tomados nesses ambientes virtuais.

"A sua rede de contatos é a curadora do conteúdo que chega até você na plataforma. O recomendado é que sejam adicionadas pessoas conhecidas ou que são referências na sua área de interesse", afirma Brunsizian.

Ela lembra também que algumas ações, como um perfil sempre atualizado e completo, escrito em linguagem objetiva e concisa, e postagens que sejam relevantes dentro do contexto profissional ajudam outros profissionais a encontrarem o seu perfil na rede.

Entenda o MBA

*

ONDE FAZER

MBA EXECUTIVO
ONDE Insper
DURAÇÃO 24 meses
VALOR R$ 58.147,70 (à vista)

MBA EM ESTRATÉGIA DE MARKETING
ONDE BSP (Business School São Paulo)
DURAÇÃO 24 meses
VALOR R$ 39.900 (à vista)

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS
ONDE FIAP
DURAÇÃO 360 horas
VALOR R$ 27.072,00 (divididos em 24 parcelas)

INTERNATIONAL MBA
ONDE FIA (Fundação Instituto de Administração)
DURAÇÃO 18 meses
VALOR R$ 59.600,00 (à vista)

Publicidade
Publicidade
Publicidade