Publicidade

Guia do MBA

Empresas já valorizam quem faz MBA on-line; método exige disciplina

Logo que aceitou trocar a área operacional pela gestão financeira de projetos na empresa onde trabalhava, Marfiza Lemos, 29, buscou uma formação extra. Graduada em engenharia de produção, a área financeira era uma desconhecida: "Senti a necessidade de me especializar para dar conta do desafio".

A primeira opção foi fazer um MBA de controladoria aos sábados, mas o cansaço e a dificuldade em conciliar o curso com as viagens de trabalho levaram Lemos a tentar algo diferente. "Após um ano, optei por migrar para o MBA on-line. Posso dizer que gostei mais do que o presencial, podia estudar de qualquer lugar do mundo, e isso me dava uma grande flexibilidade. Só precisava de uma boa conexão com a internet."

Como Lemos, a estimativa é de que 400 mil alunos se matricularam num curso de pós-graduação a distância em 2015, segundo a ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância).

"À medida que a qualidade da internet melhora e as pessoas se tornam mais afeitas às novas tecnologias, a oferta de cursos aumenta, o que ajuda a diminuir o preconceito", afirma Luciano Sathler, diretor da ABED.

Mary Murashima, diretora da área de soluções educacionais da FGV (Fundação Getulio Vargas) acompanhou a aceitação do mercado. "Havia uma apreensão no início", afirma. A FGV oferece MBA on-line desde 2003.

Nos dias de hoje, o mercado valoriza o profissional que dá conta de fazer curso a distância, afirma Murashima. "É porque ele desenvolve uma competência que não é reforçada com um aluno de MBA presencial: disciplina, autocontrole, domínio de ferramentas virtuais. Ou seja, tem perfil mais condizente com o mercado atual", completa.

MAIS PUXADO

Disciplina, dedicação e responsabilidade não podem faltar a quem opta por um MBA on-line. "É mais puxado que o presencial. Temos que escrever artigos e avaliações mais longas e complexas. Não tem como acumular matéria e estudar só para a prova", diz Lemos.

Aos novos ingressantes, o Ibmec, que oferece a modalidade desde 2009, reserva a parte inicial do curso para explicar como o sucesso depende do compromisso do aluno. "Ele tem que contribuir nos fóruns e encaminhar as tarefas dentro do prazo. Para ajudá-lo a cumprir as metas, oferecemos um plano de estudos", diz Juliana Tenorio, coordenadora acadêmica.

Embora os cursos remotos ofereçam flexibilidade, os estudantes precisam comparecer algumas vezes na instituição para fazer provas e apresentar o trabalho final, como a lei exige. É este o momento ideal para o networking.

Para Tenorio, o MBA a distância contribui para a expansão das relações interpessoais. "O curso on-line não tem fronteiras, permite uma interação muito além do espaço físico", afirma.

A FGV pegou emprestado um conceito usado em jogos conhecido como ARG (Alternate Reality Game) para incentivar seus alunos. "Criamos uma empresa virtual em que equipes multidisciplinares e de diferentes localidades são desafiadas a resolver problemas", diz Murashima.

A participação é opcional, mas há recompensa para os que, apesar de virem de diferentes áreas, trabalham em harmonia para vencer a competição: ganham uma bolsa de estudos para fazer outros cursos na instituição.

Entenda o MBA

*

ONDE FAZER

MBA EXECUTIVO
ONDE Insper
DURAÇÃO 24 meses
VALOR R$ 58.147,70 (à vista)

MBA EM ESTRATÉGIA DE MARKETING
ONDE BSP (Business School São Paulo)
DURAÇÃO 24 meses
VALOR R$ 39.900 (à vista)

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS
ONDE FIAP
DURAÇÃO 360 horas
VALOR R$ 27.072,00 (divididos em 24 parcelas)

INTERNATIONAL MBA
ONDE FIA (Fundação Instituto de Administração)
DURAÇÃO 18 meses
VALOR R$ 59.600,00 (à vista)

Publicidade
Publicidade
Publicidade