Publicidade

Guia do MBA

Criado nos EUA, conceito de MBA foi 'tropicalizado' e serve para quase tudo

Os cursos de MBA surgiram nos Estados Unidos no início do século 20. Naquela época, a administração começava a ser vista como uma ciência, explica James Wright, diretor-geral da FIA (Fundação Instituto de Administração). "O objetivo era ser um curso de gestão para contadores, com foco no ambiente industrial", afirma.

As empresas eram pouco sofisticadas e suas gestões, bastante burocráticas, destaca Paulo Lemos, diretor da FGV Management. "As pessoas sentiam necessidade de conhecer assuntos como finanças e marketing", afirma.

O modelo de MBA americano é caracterizado como um curso integral, reconhecido como um mestrado, voltado para recém-graduados.

Nos anos 1950, foi criado um novo tipo de curso de gestão, o MBA executivo, voltado para um público mais experiente, com mais de cinco anos em cargos gerenciais.

No Brasil, esse tipo de curso chegou com força nos anos 1990, como consequência da abertura econômica do país e de uma maior competitividade entre empresas, aumentando a demanda por gestores mais bem qualificados.

Quando veio para cá, o MBA sofreu adaptações: não é considerado um mestrado pelo governo, mas uma pós-graduação lato sensu.

Além disso, os cursos em tempo integral, voltados para jovens, não vingaram no país, o que pode ser atribuído ao fato de serem muito caros, segundo Lemos.

Entenda o MBA

O interesse dos recém-formados é pela especialização, o que é criticado por especialistas. "O MBA é voltado para profissionais com desenvolvimento executivo. Senão, o nível de discussão das aulas cai", afirma Miriam Rodrigues, professora de gestão de pessoas do Mackenzie.

TEMÁTICOS

Programas de MBA temáticos, como em marketing e comunicação, são uma particularidade do Brasil, afirma Tatsuo Iwata, pró-reitor da pós-graduação da ESPM.

"São todos na área de negócios, mas com o foco escolhido", explica Iwata.

O problema é quando a sigla começa a ser usada como uma forma de atrair alunos, mesmo que o curso nada tenha a ver com gestão.

"O termo tem sido usado de forma descontrolada, até em cursos que nada têm a ver com administração de negócios", diz Sílvio Laban, diretor-executivo da Anamba (Associação Nacional de MBA).

Por isso, recomenda o especialista, o aluno precisa se informar bem sobre o curso escolhido.

*

ONDE FAZER

MBA EXECUTIVO
ONDE Insper
DURAÇÃO 24 meses
VALOR R$ 58.147,70 (à vista)

MBA EM ESTRATÉGIA DE MARKETING
ONDE BSP (Business School São Paulo)
DURAÇÃO 24 meses
VALOR R$ 39.900 (à vista)

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS
ONDE FIAP
DURAÇÃO 360 horas
VALOR R$ 27.072,00 (divididos em 24 parcelas)

INTERNATIONAL MBA
ONDE FIA (Fundação Instituto de Administração)
DURAÇÃO 18 meses
VALOR R$ 59.600,00 (à vista)

Publicidade
Publicidade
Publicidade