Publicidade

Na volta das férias, desafio do profissional é manter o equilíbrio

Fabio Braga/Folhapress
Os publicitários Marcus Pesavento e Bárbara Zachi na agência em que trabalham
Os publicitários Marcus Pesavento e Bárbara Zachi na agência em que trabalham

Quem realmente conseguiu descansar nas férias precisa cuidar para manter os benefícios mentais obtidos durante a pausa quando voltar à rotina.

Em um levantamento feito com mil profissionais no país pela Isma-BR (International Stress Management Association), 82% dos entrevistados disseram que, em uma semana de trabalho, retornaram aos níveis de ansiedade e ao sono desequilibrado que tinham pré-férias.

"É comum ver, já na primeira semana, funcionários fazendo hora extra e pulando o almoço; isso manda embora rapidinho o que se conquistou no descanso", diz a psicóloga Ana Maria Rossi, que coordenou a pesquisa.
A publicitária Bárbara Zaqui, 28, que tem por hábito se desconectar do trabalho nas férias, tem uma estratégia para voltar à rotina sem estresse.

"Uso o primeiro dia para me inteirar do que aconteceu, sem pressa para tentar resolver demandas acumuladas. Já assumo que será um dia mais tranquilo, para ler e-mails e ouvir a equipe", conta.

Outra atitude que ajuda, segundo Ana Maria Rossi, é evitar voltar de viagem um dia antes de começar a trabalhar. "Com dois ou três dias de antecedência, você ganha tempo de desfazer as malas, organizar a casa, dar conta de pendências da vida pessoal e ficar mais tranquilo", ensina.

Também vale usar os últimos dias de férias para voltar à rotina de sono.

No escritório, a primeira tarefa deve ser se planejar e estabelecer prioridades para as primeiras semanas. "Não é possível recuperar um mês em uma semana."

*

APERTE O BOTÃO DESLIGAR
Quatro passos para tirar férias sem culpa

1

Defina junto com o chefe e a equipe o melhor momento para tirar férias. Planejar com antecedência ajuda a escolher o melhor destino para a viagem e a fazer uma programação financeira, mas também a eventualmente adiantar projetos no escritório

2

Antecipe-se e informe aos colegas de trabalho e a clientes internos e externos sobre o período em que estará fora. Diga se vai estar ou não acessível e passe os dados de quem eles poderão contatar em caso de necessidade

3

Antes de sair, atualize os envolvidos nos seus projetos do status de cada um e delegue tarefas que seriam de sua responsabilidade -traçando um plano de soluções para diversos cenários. Detalhe esse planejamento ao gestor

4

Procure se desligar, ainda que aos poucos, da rotina e faça um trabalho para não sentir culpa em tirar férias -elas são importantes para a saúde física e mental. Se for o caso, reserve um tempo para refletir sobre a vida, mas também sobre o trabalho

Publicidade
Publicidade
Publicidade