Publicidade

'Devemos valorizar mais a reflexão', diz professor da School of Life

Dar uma pausa no trabalho para refletir é tão importante quanto produzir, defende David Baker, jornalista, co-fundador da revista "Wired", sobre tecnologia e inovação. Hoje, ele atua como coach profissional e é professor de cursos sobre criatividade e trabalho da School of Life do Reino Unido e do Brasil. Por e-mail, Baker conversou com a Folha sobre o assunto.

Divulgação
O jornalista David Baker, professor na School of Life do Reino Unido e do Brasil
O jornalista David Baker, professor na School of Life do Reino Unido e do Brasil

*

Folha - Qual o papel da criatividade no dia a dia?
David Baker - Pensamos que criatividade é só para artistas ou músicos, mas ser criativo é simplesmente pensar em um jeito diferente de fazer algo e testar para ver o que acontece. Fazemos isso quando experimentamos uma receita nova ou pensamos em um programa diferente para o fim de semana. Exercitar a criatividade nos conecta com o mundo.

Folha - Existe algum treinamento para se tornar mais criativo?
Todos nós já fomos criativos quando éramos crianças. É incrível a quantidade de brincadeiras que elas conseguem inventar com uma caixa de papelão, uma vassoura e algumas almofadas. Mas o sistema educacional tira essa habilidade de nós ao dar mais importância para o pensamento analítico e baseado em fatos do que para o uso da imaginação. O jeito é olhar ao redor para ver quais são os recursos disponíveis e pensar em como utilizá-los melhor. Gosto muito da forma como os brasileiros são capazes de improvisar e fazer bom uso do que têm nas mãos. Isso é algo que nós na Europa podemos aprender com o Brasil.

Folha - Quais as melhores formas de estimular a criatividade?
Algumas boas ideias vêm em momentos inesperados. Uma boa dica é anotar pensamentos que surgem durante o dia. Grande parte dessas anotações vão parecer sem sentido, mas em algum momento podem surgir grandes ideias. Também é bom deixar a cabeça livre, fazendo pausas para caminhadas ou colocando o pensamento em coisas diferentes do trabalho.

Folha - O que empresas podem fazer para estimular a inovação?
Funcionários e chefes precisam entender que as melhores ideias aparecem quando estamos relaxados. Devemos valorizar o tempo para reflexão assim como valorizamos os momentos nos quais produzimos. Uma boa forma de estimular a reflexão é dividir as reuniões em dois dias, assim todos têm tempo para pensar e podem trazer novas ideias no segundo dia.

Publicidade
Publicidade
Publicidade