Publicidade

Veja depoimentos de quem optou por MBA para incrementar a carreira

Confira abaixo a opinião de quem optou pela especialização para alavancar vida profissional

*

IVIM PELLOSO, 35

Quando começou o MBA de inovação e empreendedorismo, no ano passado, a arquiteta Ivim Pelloso, 35, mal sabia o que era uma start-up. A ideia era melhorar a gestão da empresa de cozinhas industriais que toca com o pai.

"Hoje estou criando uma plataforma digital na qual vou conectar restaurantes e prestadores de serviços por meio de um aplicativo. Desde um encanador até quem conserte uma fritadeira elétrica", conta Pelloso.

Com o protótipo e o plano de negócios do aplicativo prontos, o projeto está numa incubadora de start-ups e deve chegar ao mercado em 2018. "O MBA me deu essa visão de negócio", diz Pelloso, que também produz conteúdo para blogs de serviços alimentares.

MBA EM INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
Onde Faculdade Estácio
Duração 18 meses
Valor R$ 12.300 (em 24 parcelas)

-

PEDRO MAZZUCA, 24

Formado em análises e desenvolvimento de sistemas, Pedro Mazzuca, 24, decidiu sair da zona de conforto e encarar um MBA em governança, inovação e sustentabilidade. "O curso é bastante prático: preparar os profissionais da área de TI para buscar inovações e modelos de negócios com uso racional de recursos", diz.

No curso, iniciado em 2014, Mazzuca criou um projeto de eficiência energética para o autoatendimento de agências bancárias.

"A tecnologia usada atualmente é cara e consome muita eletricidade, mesmo quando não é utilizada pelo cliente. Estudei um sistema capaz de reduzir o consumo drasticamente", conta.

Depois do MBA, Mazzuca assumiu a liderança da equipe de projetos de inteligência artificial do banco Bradesco.

MBA EM GOVERNANÇA E INOVAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COM SUSTENTABILIDADE
Onde Escola Politécnica da USP
Duração 18 meses
Valor R$ 24.300 (em 18 parcelas)

-

FERNANDA TASINAFFO, 24

Na adolescência, o sonho de Fernada Tasinaffo, 24, era ser delegada de polícia. "Foi por isso que fiz a faculdade de direito. Gostava da área criminal. Mas comecei a estagiar numa empresa de internet e minha carreira foi tomando o rumo da área digital."

Em 2016, a advogada foi aluna do MBA em direito digital e compliance da Damásio Educacional.

"Como é um braço do direito novo, quem correu atrás e se especializou já é disputado no mercado de trabalho", diz Tasinaffo. Em empresas de grande porte, a área de compliance oferece salários acima de R$ 10 mil.

Depois do MBA, a advogada passou a prestar consultoria e dar palestras sobre a importância de auditorias na prevenção de fraudes digitais.

MBA EM DIREITO DIGITAL E COMPLIANCE
Onde Damásio Educacional
Duração 12 meses
Valor R$ 10.752,67 (em 18 parcelas)

-

PETROS GEORGIOS, 29

Logo que concluiu a faculdade de direito, em 2014, Petros Georgios, 29, foi trabalhar em um escritório de advocacia que analisava contratos de transferência de tecnologia para o Brasil. "Foi então que percebi que, mesmo com o marco civil da internet, as regras para as empresas não são claras e muitas nem sabem o que fazer", diz.

Georgios decidiu fazer no ano seguinte o MBA em direito eletrônico, da Escola Paulista de Direito. "Conheci uma infinidade de temas que podem afetar a segurança de uma empresa e como é possível gerenciar esses riscos e se amparar legalmente", diz.

Quando ainda cursava o MBA, o advogado foi trabalhar no Cubo Network, um coworking de start-ups. Lá, atuou em uma empresa de reconhecimento facial. "O MBA me deu acesso a novas questões de direito eletrônico e me proporcionou uma boa base para trabalhar com mais segurança nessa área", conta.

MBA EM DIREITO ELETRÔNICO
Onde Escola Paulista de Direito
Duração 18 meses
Valor R$ 22.550 (em 24 parcelas)

-

JHONATAN KRIPSSON ROJAS, 27

Há quatro anos, o peruano Jhonatan Kripsson Rojas, 27, chegou a São Paulo para um intercâmbio no curso de sistemas de informação. Desde então, só voltou ao país natal para férias.

Em 2015, investiu em um MBA em desenvolvimento de aplicações Java, SOA e internet das coisas, na Fiap. O programa inclui linguagem de programação e desenvolvimento de softwares.

"Eu trabalhava numa empresa de tecnologia e queria atuar com arquitetura de software. Esse era o único curso do Brasil que atendia às minhas necessidades", diz.

O curso, de um ano, foi todo feito em laboratório e incluiu um projeto de casa inteligente. "Mudei de emprego e tive um aumento de 15%", conta Rojas, que trabalha num provedor de internet.

MBA EM DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES JAVA, SOA E INTERNET DAS COISAS
Onde Fiap
Duração 12 meses
Quanto R$ 24.698 (em 25 parcelas)

-

THIAGO VIOLA, 30

Thiago Viola, 30, sempre quis trabalhar com tecnologia. Aos 15 anos, fez o colegial técnico em processamento de dados, que lhe garantiu emprego na multinacional IBM. Em 2012, voltou de uma temporada na matriz americana da empresa decidido a se especializar em computação na nuvem.

"Naquela época, as empresas já conheciam o conceito mas não o utilizavam muito. Fui atrás de uma especialização na área e cheguei ao MBA", conta Viola.

O curso ajudou a colocar o conceito em prática no trabalho e ainda lhe garantiu uma promoção para gerente e um aumento de 40% no salário. "Antes do curso, era vendedor de serviços na nuvem, hoje tenho uma equipe de 20 pessoas", diz Viola, que tem ainda um blog sobre o tema, atualmente com 2.800 seguidores.

MBA EM ARQUITETURA DE REDES E CLOUD COMPUTING
Onde Fiap
Duração 12 meses
Quanto R$ 24.698 (em 25 parcelas)

-

LEANDRO RICCI, 30

O relações públicas Leandro Ricci, 30, queria mergulhar de cabeça nas redes sociais. Encarou dois anos de um MBA em marketing digital, da FGV.

"Muitas empresas estão apostando nesse mercado, mas se limitam a plataformas como Facebook e Instagram. O MBA me ajudou a ter uma visão de 360 graus dessa área", afirma Ricci.

Depois de oito anos numa agência de comunicação, a indicação de um colega de classe o levou a assumir o cargo de coordenador de marketing digital na filial brasileira da Deloitte, de auditoria e consultoria na área empresarial.

"O MBA ampliou meu salário, hoje ganho cerca de 15% a mais, e minha rede de contatos. Conquistei um conhecimento técnico que coloco em prática todos os dias."

MBA EM MARKETING DIGITAL
Onde FGV
Duração 24 meses
Valor R$ 36.865,21 (em 25 parcelas)

Publicidade
Publicidade
Publicidade