Publicidade

Demissão de técnico espanhol mostra o que não fazer ao trocar de emprego

Na hora de mudar de empresa, o chefe deve ser sempre o primeiro a saber, ao contrário do que fez o ex-técnico da seleção espanhola Julen Lopetegui, 51, demitido nesta quarta (13) depois de fechar com o Real Madrid sem avisar a federação de futebol do país.

"Uma boa relação de emprego é sempre baseada em confiança. Se o gestor fica sabendo por outras pessoas que seu profissional vai deixar a empresa, se sentirá traído e com razão", afirma José Augusto Minarelli, presidente da consultoria de recolocação profissional Lens & Minarelli.

A mudança só deve ser anunciada quando a nova empresa já confirmou a contratação, mas vale cuidado para não pedir para sair em um momento crítico, como o início da Copa para o time da Espanha. O técnico foi demitido dois dias antes da estreia do time no Mundial.

Vale esperar um pouco mais, diz Minarelli, e negociar com o novo empregador um prazo de alguns dias antes de comunicar a organização atual e conversar com o gestor em um momento um pouco menos conturbado.

Em geral, o profissional pode pedir um prazo de 15 a 30 dias antes de assumir o cargo para que a chefia anterior busque alternativas, segundo Winston Kim, gerente da consultoria de RH Randstad.

AFP PHOTO / OSCAR DEL POZO
Real Madrid´s newly appointed coach Julen Lopetegui gives a speech during his official presentation at the Santiago Bernabeu stadium in Madrid on June 14, 2018. Just a day after he was sacked on the eve of the World Cup, former Spain coach Julen Lopetegui arrived in Madrid to be officially presented as Real Madrid's new manager. / AFP PHOTO / OSCAR DEL POZO
O ex-técnico da Espanha Julen Lopetegui, demitido nesta quarta (13) após anunciar ida para o Real Madrid

Só comunique a empresa quando a decisão estiver tomada, sem dar espaço para contrapropostas.

Para Minarelli, é comum que esse expediente seja usado para que a empresa procure um substituto e depois desligue o profissional, já queimado por tentar se demitir.

No caso de Lopetegui, o presidente da Real Federação Espanhola de futebol, Luis Rubiales, optou pela demissão depois do anúncio público de que o técnico, contratado pela Espanha até o fim da Eurocopa de 2020, havia assinado com o clube madrilenho.

"A negociação é legítima, mas a forma é importante. A federação não sabia de nada e temos de passar uma mensagem para todos os funcionários", afirmou Rubiales.

Publicidade
Publicidade
Publicidade