Publicidade

Aplicativo permite 'paquera' entre proprietário de imóvel e comprador

Taxas e burocracia na hora de vender, comprar ou alugar um imóvel assustam quem precisa fazer negócio. Algumas iniciativas brasileiras querem mudar esse quadro com ajuda da tecnologia.

O App do Imóvel é uma delas. O aplicativo, para Android ou iOS, funciona como o Tinder, aplicativo popular de paquera. Já o QuintoAndar, site de aluguéis, simplifica a burocracia para quem quer alugar: até a assinatura do contrato é digital.

Quem tem um imóvel para trocar ou vender pode cadastrar a propriedade gratuitamente no App do Imóvel. Ao criar o cadastro, o usuário tem acesso a outros anúncios e pode mostrar interesse apertando o botão "gostei".
Se os proprietários demonstram interesse pelo imóvel um do outro, então um chat de negociação é aberto entre eles.

Disponível desde maio, o aplicativo tem mais de 3.200 imóveis cadastrados, 70% no Estado de São Paulo.

Felipe Jacinto, fundador da empresa, diz que está recebendo cerca de cem cadastros por dia. "Já passamos de 4.200 usuários", afirma.

PRAIA X ESCRITÓRIO

Fábio Carreta, 41, empresário de São Caetano, na Grande São Paulo, tentou vender a casa na praia por mais de um ano sem sucesso. Conta que decidiu então experimentar o App do Imóvel e que em poucos dias começou a negociação de troca com o proprietário de uma sala comercial que o interessava. De acordo com ele, a permuta já está quase fechada.

Alexandre Tirelli, do Sindicato dos Corretores de Imóveis de SP, alerta que negociar sem a assessoria de um corretor habilitado pode colocar o negócio em risco. "A transação exige vários documentos, e o corretor tem o treinamento para identificar irregularidades."

O site QuintoAndar permite que a negociação de aluguel ocorra on-line. A visita ao imóvel é feita presencialmente, claro, com corretor selecionado pela empresa.

Para oferecer o aluguel de um apartamento, por exemplo, é necessário baixar o aplicativo (também para Android e iOS) e cadastrar o imóvel. Um fotógrafo vai ao local fazer as fotos. O proprietário não paga nada, mas a empresa cobra o primeiro aluguel pela intermediação e 8% de cada aluguel subsequente pela administração do imóvel.

Quem aluga não precisa se preocupar com fiador nem com o depósito de três meses de aluguel. A empresa se responsabiliza pelo seguro-fiança, sem cobrar.

Essa foi uma das vantagens apontadas pelo fisioterapeuta Caio Veloso da Costa, 28, que mudou de Maceió para São Paulo recentemente. Ele mora em um apartamento alugado no QuintoAndar. "O processo foi bem mais rápido que nas outras experiências", afirma.

De acordo com André Penha, um dos fundadores do site, a rotatividade é alta: os imóveis ficam no site de duas a três semanas em média.

Os imóveis estão em São Paulo e Campinas. Gil Giardelli, professor de mídias digitais da ESPM, vê no site o potencial de operar com alcance global.

"A coisa mais cara hoje é o tempo, e as pessoas procuram soluções nas mídias digitais", diz Giardelli. Para ele, as ferramentas representam o fim da intermediação, tendência que atinge vários setores.

Publicidade
Publicidade
Publicidade