Se é difícil comprar uma roupa sem experimentar, imagine uma mesa de jantar que precisa combinar com o ambiente todo. Para ajudar o cliente na hora de decorar a casa, lojas de São Paulo oferecem o serviço de test drive.
O interessado leva um item em consignação, testa em sua casa e, se não gostar, devolve para a loja, sem custo.
Quando a reforma do apartamento da empresária Luana Garcia Madureira, 32, chegou na fase de decoração, ela não sabia o que fazer. Embora tivesse gostado do projeto feito pela decoradora, ficava indecisa ao visitar lojas para escolher sofás, cadeiras, tapetes e almofadas. "Não conseguia visualizar o que estava nas lojas na minha casa, não tinha segurança para fechar a compra", conta.
Para vencer o impasse, a decoradora Rúbia Vieira negociou com a loja um empréstimo. Levaria os móveis, montaria tudo no apartamento e o que a cliente não gostasse seria devolvido.
Esse é um serviço que tem sido mais procurado pelos clientes, segundo a designer de interiores. "Eles têm mais dúvidas em relação a itens menores, como mesas laterais, tapetes e almofadas. Podem parecer detalhes, mas fazem toda a diferença."
Deu certo no caso da empresária Luana Madureira, que acabou comprando tudo o que foi emprestado. "Quando ela trouxe os móveis, fiquei apaixonada. Consegui ver a harmonia entre eles."
Karime Xavier/Folhapress | ||
A empresária Luana Garcia Madureira, 32, no seu apartamento |
A loja Sala Bella, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, é uma entusiasta deste serviço. "Comecei a oferecer para arquitetos que queriam fotografar ambientes projetados para algum cliente que ainda não tinha finalizado a decoração", conta Ingrid Hirsch, dona da loja.
Quando o consumidor chega na loja acompanhado de arquiteto ou decorador, móveis ou acessórios podem ficar em sua casa por um dia. Já se é cliente novo, a equipe da loja leva o móvel desejado até a casa dele, monta para ele ver e retira em seguida, caso resolva não comprar.
"Quando o cliente vê o móvel integrado à sua decoração dificilmente desiste", diz Hirsch. O serviço não tem custo para o consumidor. A única exigência é o cheque-caução, pedido pela maioria dos estabelecimentos.
A negociação é mais fácil se há arquiteto junto com o comprador, mas há lojas que emprestam para quem decora sua casa sozinho.
Quando visitou a loja Cecília Dale, a advogada Veridiana de Almeida, 40, sabia quais peças gostaria de levar, mas não tinha ideia se combinariam com sua casa. Então, as decoradoras da marca fizeram um projeto para a sala dela, misturando móveis já em uso a outros novos.
A loja mandou para a casa da advogada todos os móveis e acessórios que faziam parte do projeto e montou tudo. "Quando vi pronto, devolvi no máximo três itens, fiquei com todo o resto", diz ela.
TAPETES
A loja de tapetes By Kamy foi uma das pioneiras nesse tipo de serviço. "A cor do tapete muda muito conforme a luminosidade do local, então faz muita diferença para quem quer comprar ver a peça na loja e depois na sua casa", diz a gerente Mônica Novaes.
A marca empresta tapetes para quem vai à loja com ou sem arquiteto. O cliente pode escolher até três peças, mas precisa preencher um questionário. Se ele tiver animal de estimação ou obra em casa, a loja não libera o empréstimo. Se não houver restrição, é necessário assinar um contrato e deixar cheque-caução no valor do produto. Na data combinada, a equipe da loja leva os tapetes até a casa e retira em três dias.
"Tem um custo para a empresa, mas o resultado é bom para os dois lados. O cliente pode escolher o tapete que se encaixa melhor em sua decoração e a loja vende."
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TEST DRIVE DE MÓVEIS
SALA BELLA
Entrega o item em consignação na casa do cliente e retira um dia depois. Preços: de R$ 1.400 a R$ 6 mil. Av. Goiás, 925. São Caetano do Sul. Tel: (11) 4221-4069.
CECÍLIA DALE
Empresta para clientes, arquitetos e decoradores. É preciso deixar cheque caução. Devolução até 2 dias. De R$ 50 a R$ 16 mil. Rua Dr. Melo Alves, 513. Tel: (11) 3372-3900.
BY KAMY
O cliente pode escolher até 3 peças que serão entregues em casa e retiradas após 3 dias. Exige contrato e cheque caução. De R$ 1 mil a R$ 10 mil. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1147. Tel: (11) 3081-1266.
EMPÓRIO BERALDIN
Só empresta acessórios e peças pequenas. Exige cheque caução. De R$ 90 a R$ 10 mil. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2168. Tel: (11) 3085-1728.
MONTENAPOLEONE
A demonstração sem custo é feita só para arquitetos ou clientes conhecidos. Não pede caução. De R$ 3 mil a R$ 300 mil. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1572. Tel: (11) 3083-2300.