Publicidade

Pintar sem testar a cor e calcular errado o material necessário são falhas comuns em obras

Reforma exige planejamento, orçamento flexível e paciência para lidar com erros que surgem no processo. Entre os mais comuns estão contratar profissionais desconhecidos, pintar sem testar a cor, comprar material insuficiente e escolher móveis que não cabem no local.

A arquiteta Karina Salgado aconselha: "É preciso colocar um projeto no papel, comprar material com excedente de 10% e colher referências em revistas especializadas antes de começar".

Silvio Sant'Anna, doutor em arquitetura e professor do Mackenzie, aponta que sai mais barato contratar um especialista só para supervisionar a parte técnica da obra. Com assessoria, a chance de errar é menor.

"Muitos contratam um pedreiro e só, isso eleva o risco de quebrar paredes com vigas estruturais ou fazer instalações em locais impróprios. No limite, esses erros podem comprometer a estrutura do imóvel."

A publicitária Maria Fernanda Capelatto, 34, não contratou arquiteto para reformar sua casa, de 185 m². O projeto incluía troca de pisos e revestimentos, hidráulica e elétrica, marcenaria, reparo nos telhados e acabamento.

Mesmo respeitando o mandamento de só contratar profissional indicado, Capelatto teve problema. "Optamos por um pedreiro indicado pelo meu sogro, mas ficou claro que ele nunca tinha tocado uma obra daquele porte."

Eduardo Knapp/Folhapress
Sao Paulo, SP, BRASIL, 22-09-2016: Morar. Erros em obras. Retrato do arquiteto e empreiteiro Fabio Almeida na sala do apartamento da sua cliente Leticia onde teve que derrubar uma parede e aumentar o espaco da sala alem de trocar os pisos por madeira, e bolar iluminacao e sistema do ar condicionado (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress, SUPLEMENTOS).
O empreiteiro Fábio Almeida, da equipe da arquiteta Karina Salgado, em obra no Itaim Bibi, em São Paulo

Evite isso pedindo ao candidato informações sobre projetos anteriores para confirmar se ele vai dar conta.
A webdesigner Luana Sales, 25, dispensa arquitetos em projetos pequenos e conta que escolher a pintura só pelo catálogo lhe causou uma bela dor de cabeça.

"Comprei tinta cinza, pela tabela não vi que tinha fundo roxo. Passei o dia pintando e, quando secou, a parede estava lilás. Tive que refazer todo o trabalho. Frustrante."

Um tom é composto por vários pigmentos, por isso muda na parede, ensina a designer Mariane Cunha. "Teste em um quadrado de 1 m², veja como a tinta se comporta na luz do sol ou da lâmpada, várias vezes ao dia."

Cômodos azulejados pedem atenção. Uma falha recorrente é não direcionar o caimento do piso do banheiro e da área de serviço ao ralo, o que cria poças. Outra é esquecer a impermeabilização, o que causa infiltrações e, em prédios, vazamentos que afetam o vizinho.

A arquiteta Érica Salguero recomenda cuidado redobrado na fase de impermeabilização, já que muitas construtoras, segundo ela, dispensam o "detalhe" para cortar custos. "Algumas só impermeabilizam a área do box."

Também há quem compre material contado e se arrependa. "Na primeira reforma, precisamos repor azulejos que faltavam, mas os lotes tinham cores diferentes. Foi uma corrida até encontrar o certo. Desta vez não erramos mais", diz Capelatto.

Nas áreas frias, outro equívoco é esquecer de acrescentar tomadas, lembra a arquiteta Andrea Balastreire.

Achar os melhores pontos de luz é um desafio. A iluminação deve ficar concentrada nas áreas de circulação e não sobre locais onde as pessoas se sentam, diz Salgado.

Por fim, quem for quebrar parede ou trocar piso vai precisar da supervisão de arquiteto ou engenheiro, prevista na norma 16.280, de 2014.

Hoje, os condomínios exigem registro de responsabilidade técnica assinado por profissional do setor.

*

CUIDADO COM O CARRO NA FRENTE DOS BOIS

PLANEJAMENTO
Antes de começar, busque referências em revistas, redes sociais e grandes lojas do
setor -esses centros têm materiais para todos os ambientes e especialistas que podem ajudar nas escolhas

PROJETO
Na hora de colocar as ideias no papel com o arquiteto, ajuste o projeto às suas necessidades, incluindo tomadas em locais específicos, controladores de intensidade de luz e saídas de água para a geladeira

EQUIPE
Não escolha os fornecedores, sobretudo de serviços, sem alguma indicação prévia. Certifique-se de que o empreiteiro ou mestre de obras tem experiência no comando de projetos semelhantes

ALINHAMENTO
Após definir os responsáveis pela obra, reúna-os para conversar. Nesse momento já é possível fazer um cronograma para que o proprietário possa, depois, cobrar a equipe em caso de atraso (sempre atrasa)

LIMPEZA
Escolha um profissional para encarregá-lo de exigir que os fornecedores (pintor, marceneiro etc.) mantenham os ambientes limpos e sem sobras de material. Deixe detergente, panos de chão e pá no local

ORDEM
A sequência ideal é demolição, construção, elétrica-hidráulica, gesso, piso, marcenaria e acabamentos (luz e pintura). Cubra o piso para evitar riscos. Para a mobília, observe espaço mínimo de circulação de 70 cm

*

JOGO DOS 7 ERROS
Compare as duas imagens e encontre as falhas mais comuns nas reformas

Alexandre Affonso/Folhapress
Os 7 erros da reforma
Alexandre Affonso/Folhapress
Os 7 erros da reforma

RESPOSTA: 1- Escolher a tinta sem testar a cor no ambiente à luz do dia; 2- Não prever a instalação de tubulações ou tomadas extras para eletrodomésticos; 3- Deixar acumular lixo e esquecer de agendar a retirada de entulhos; 4 - Comprar móveis sem checar se eles servem no ambiente; 5- Derrubar vigas estruturais durante o quebra-quebra; 6- Contratar um empreiteiro sem ter referência ou indicação; 7- Deixar a iluminação direta e forte em locais sem circulação de pessoas

Publicidade
Publicidade
Publicidade