Publicidade

Organização em ambientes pequenos exige descarte e móveis multiúso

Para quem vive em imóveis compactos, deixar a casa em ordem vai além de manter cada coisa em seu lugar: é preciso enxugar o estilo de vida e lançar mão de truques de marcenaria e arquitetura que otimizem o espaço.

"Qualidade de vida em pequenos imóveis exige viver bem com poucos objetos. Quanto menor o acúmulo, melhor", disse à Folha o arquiteto americano Azby Brown, professor da Universidade de Tóquio e autor de "The Very Small Home: Japanese Ideas for Living Well in Limited Space" ("A casa muito pequena: ideias japonesas para viver bem em espaços limitados", em tradução livre), sem edição no Brasil.

Antes de qualquer arrumação, Brown recomenda que o morador faça um balanço da própria rotina para determinar quais objetos são usados com mais frequência e quais têm pouca utilidade.

Nesse inventário é preciso considerar, por exemplo, se a pessoa passa pouco tempo em casa ou se trabalha ali mesmo, segundo a arquiteta Mariane Cunha, da empresa de reformas Ah!sim.

"Ao conhecer melhor nossos gostos e necessidades, conseguimos aproveitar os espaços de casa de acordo com sua real função e não desperdiçá-los com o acúmulo de coisas", afirma.

Depois do descarte, o próximo passo é categorizar os objetos e deixar no mesmo local aqueles que fazem parte de um mesmo grupo. Por exemplo: itens de penteadeira, como cosméticos, escovas de cabelo e secadores, devem ficar ou no quarto ou no banheiro, e não espalhados pelos dois cômodos.

A especialista em organização pessoal Ingrid Lisboa dá outro conselho: "Tudo o que é de uso constante deve ficar à vista, e o que não é deve ser guardado", diz.

ENTRA E SAI

Para não transformar seu apartamento de 67 metros quadrados em um depósito, a arquiteta Andrea Balastreire, 46, tem o costume de descartar um item sempre que compra algo novo.

"Na hora da compra também avalio se é algo que vou usar muito. Do contrário, não vejo sentido em levar", diz ela, que vive em São Paulo.

Descartar objetos antes de arrumar a casa é uma das estratégias da organizadora japonesa Marie Kondo, autora do best-seller "A Mágica da Arrumação" (Sextante, 160 págs., R$ 24,90) -veja entrevista.

Segundo o arquiteto brasileiro Naoki Otake, que viveu no Japão por cinco anos, nas casas orientais os móveis são menores, o que aumenta o espaço de circulação mesmo em ambientes pequenos. "No Brasil, o mobiliário é maior, em estilo norte-americano, e ainda deixamos as peças muito próximas", diz.

Outro problema para ele é o excesso de decoração, que pode poluir o ambiente. "Na casa japonesa não há bibelôs espalhados. A decoração é feita com arranjos florais, como o ikebana, cerâmica e caligrafia. É preciso prezar pela simplicidade", afirma.

Se a metragem é pouca, ele recomenda investir em móveis que podem ser adaptados, como balcões dobráveis, pufes que viram mesa de centro e luminárias pregadas à parede, que economizam o espaço de um criado-mudo.

A arquiteta Andrea Balastreire, além de evitar as "coleções" de objetos, usou móveis sob medida para deixar os cômodos mais organizados. No quarto, instalou um armário no canto da cama para guardar sapatos e toalhas. Na cozinha, uma mesa dobrável dá apoio extra e garante espaço de circulação.

SOB MEDIDA

Prateleiras, armários suspensos e gaveteiros embaixo das camas são alternativas para aproveitar os cantos de apartamentos pequenos.

"Sempre que possível, invista em móveis dois em um, que não deixam o ambiente sobrecarregado", afirma a arquiteta Érica Salguero.

A psicóloga Thaisa Cortelazzi, 37, que divide com o marido e a filha de 2 anos um apartamento de 47 metros quadrados em São Paulo, construiu uma pequena prateleira na parede do banheiro, com gesso, para acomodar toalhas e outros produtos de higiene. "Conseguimos tirar a tralha do caminho sem perder espaço."

Mas móveis e técnicas de organização não resolvem o problema sozinhos, segundo Lisboa. O grande desafio para manter o ambiente em ordem é criar o hábito de devolver os objetos para seus lugares designados após o uso.

"A organização não está no armário, mas nas condutas diárias do morador. Se ele mantém suas coisas espalhadas, a bagunça vai voltar", afirma Lisboa.

Publicidade
Publicidade
Publicidade