Publicidade

'Conserve só o que te traz alegria', diz guru da organização

Praticar o desapego é um mantra para a japonesa Marie Kondo, 31, especialista em organização que virou celebridade nos Estados Unidos depois da publicação de três livros -o último, "Isso me Traz Alegria" (Sextante, 272 págs., R$ 34,90), foi lançado neste ano.

Nas obras, ela explica seu método de arrumação, o KonMari. De acordo com a técnica, antes de descartar qualquer coisa é preciso tocar o objeto e sentir se ele traz alegria. "Se não trouxer, pode se livrar", afirma. Em entrevista à Folha, ela falou mais sobre como desapegar.

Divulgação
Foto: Divulgacao Metodo de arrumacao da japonesa Marie Kondo ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM*** LEGENDA DO JORNAL A japonesa Marie Kondo, 30
A japonesa Marie Kondo, especialista em organização e autora de livros sobre o tema

Folha - Por que é tão difícil descartar objetos mesmo quando eles são inúteis?
Marie Kondo - Pode ser difícil começar, mas é algo que pode ser treinado com o tempo. Fica mais fácil livrar-se de algo se você entender que a função desse objeto já foi cumprida -e você deve ser grato por isso. Para escolher os itens que ficam e os que devem ser descartados, é preciso tocá-los e sentir se aquilo te traz alegria. Se não trouxer, pode se livrar.

Folha - Como alguém bagunceiro pode começar a organizar a casa?
O primeiro passo é pensar qual é o seu ideal de vida. É preciso criar uma imagem clara desse ideal em sua mente e então passar a trabalhar para alcançá-lo. A chave é organizar os objetos por categoria, não pelo cômodo ou localização. Isso serve para tudo: roupas, livros, recordações, documentos etc. Eu diria que a primeira categoria que deve ser organizada são as roupas.

Folha - Quais comportamentos atrapalham a manutenção de um ambiente organizado?
Um erro comum é não determinar um espaço específico para cada item que você possui. Mesmo se sua casa está bagunçada e você não pode organizá-la no momento, deve retornar cada item onde eles deveriam ficar.

Folha - Quais são os benefícios de manter a casa em ordem?
Se mantivermos os objetos no lugar certo e reduzirmos o número de itens que temos, criamos um ambiente mais feliz. Você estará cercado por coisas que são realmente importantes para você. Isso pode te fazer uma pessoa mais confiante e ajudar a ter melhores escolhas.

Folha - Quais desses ensinamentos você aplica na sua vida?
A organização me traz alegria, me mantém calma, confortável e permite que eu me concentre em outras coisas. Gosto de limpar a casa, principalmente o chão.

Folha - Como as dicas de organização podem ser aplicadas no ambiente de trabalho?
Além das técnicas anteriores, que servem para qualquer lugar, tenho uma dica extra: muitos itens de escritório são pequenos e difíceis de serem organizados. Eu indico o uso de uma caixa com divisórias para manter esses acessórios sempre no mesmo lugar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade