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Empresas oferecem mudança em que o morador não precisa fazer nada

É possível evitar o estresse das etapas de uma mudança e, como em um passe de mágica, pular direto para a casa nova, organizada e limpa, com os serviços de TV e telefone em funcionamento.

Empresas de organização pessoal e de mudança já oferecem serviços do tipo, que incluem desde o empacotamento dos itens pessoais com etiquetas especiais até a contratação de todos os serviços essenciais para o imóvel.

A organizadora Mylena Abujamra, da empresa A Gente Organiza, atua na área há dois anos. Ela contrata o caminhão de transporte, organiza todo o encaixotamento e até altera a assinatura de jornal e de televisão a cabo.

Depois da mudança, coloca todas as coisas em seu devido lugar e, caso o cliente queira, contrata empresas de dedetização e de limpeza para o imóvel. A cereja do bolo é um mapa com informações sobre os arredores para os clientes se familiarizarem com o novo endereço.

Ze Carlos Barretta/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 08-12-2016, 18h00: Mylena Abujamra (esquerda), organizadora profissional, e Ivi Barbielini, empresaria. Mylena foi responsavel por toda a mudanca de Ivi. (Foto: Ze Carlos Barretta/Folhapress SUP-IMOVEIS)
Mylena Abujamra (esq.), organizadora profissional, e e a cliente Ivi Barbielini

"A mudança é um processo muito desgastante. Deixar essas tarefas nas mãos de uma organizadora evita o estresse", afirma Abujamra. Ela cobra a partir de R$ 5.000 pelo pacote, cujo valor pode chegar a R$ 20 mil.

A empresária Ivi Barbiellini, 42, decidiu contratar a organizadora em maio, quando se mudou com o marido e o filho de uma casa no Brooklin (zona sul de São Paulo) para outra no mesmo bairro.

"Já havia me mudado várias vezes e sempre achei o processo muito chato. Foi quando uma amiga me indicou o serviço", conta.

Ela pagou R$ 5.000 pelo pacote, que incluiu desde o encaixotamento de peças até a resolução de tarefas burocráticas, como desligamento da internet no imóvel antigo: "Saímos de casa arrumada e entramos em outra do mesmo jeito. Valeu muito a pena, não tivemos dor de cabeça."

Juliana Faria, da YRU Organizer, também presta serviços do tipo. Ela guarda os itens do imóvel que serão transportados em caixas de papelão com cores diferentes, uma para cada cômodo. As roupas ganham um cuidado a mais: são envoltas em um saco plástico etiquetado.

Ela também pode levar um "marido de aluguel" para cuidar de problemas elétricos e hidráulicos da casa e planejar a disposição dos móveis da sala. "A pessoa pode ter dificuldade de pilotar a mudança porque trabalha ou tem filhos. Ajudamos para que a vida volte ao normal muito mais rápido", diz.

O valor cobrado depende do tamanho do imóvel e da quantidade de coisas transportadas, mas o preço do serviço começa em R$ 1.900, podendo chegar a R$ 20 mil.

LIMPEZA

A mudança também é uma oportunidade para fazer um "detox" de objetos. "É a hora em que as pessoas estão mais dispostas a descartar e podem aproveitar para para mudar de hábitos", diz Ingrid Lisboa, da Home Organizer.

Foi o que aconteceu com a advogada Aurora Goulart, 49, que vai trocar o Ipiranga (zona sul) pela Vila Leopoldina (zona oeste) e contratou Lisboa para ajudá-la na organização da nova casa.

"Eu era uma acumuladora de objetos. Tinha quatro equipamentos só para cortar tempero e outros cinco para picar alho", afirma. "Descartei muita coisa e, agora, com tudo organizado, sei exatamente o que tenho e evito comprar objetos repetidos."

Há ainda o caso de empresas de mudança que fazem parcerias com organizadoras para aprimorar os serviços, como a Lord Mudanças, de São Paulo. O serviço completo custa a partir de R$ 7.000.

CUIDADOS

Na hora de contratar uma empresa de mudança, é preciso ficar atento a algumas questões. "A data de entrega dos objetos e móveis, a forma de ressarcimento de eventuais itens avariados e todas as informações sobre a transportadora devem constar no contrato", diz Marta Aur, assessora técnica do Procon-SP.

Caso ocorra algum acidente com os objetos transportados, a responsabilidade é toda da empresa. "Se o valor não for muito alto, o ideal é buscar uma negociação. Se não for possível, a solução é partir para a via judicial", afirma Gustavo Kloh, professor de direito da FGV.

Zanone Fraissat/FOLHAPRESS/FOLHAPRESS
SAO PAULO/SP BRASIL. 09/12/2016 - A advogada Aurora Goulart, 49, que se mudou no dia 1º de dezembro de uma casa no Ipiranga para um apartamento na Vila Leopoldina e contratou uma organizadora pessoal para ajudá-la no processo.(foto: Zanone Fraissat/FOLHAPRESS, SOBRE TUDO)***EXCLUSIVO***
A advogada Aurora Goulart, 49, que se mudou do Ipiranga para a Vila Leopoldina e contratou uma organizadora para ajudá-la

E se ocorrer um acidente com um vizinho durante o içamento de um móvel, por exemplo? A responsabilidade, além da transportadora, também é do proprietário, diz Brunno Giancoli, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. "É importante contratar um seguro", diz.

Mas, mesmo que não seja adquirido um seguro, a empresa tem a obrigação de garantir a proteção de todos os itens transportados, diz Kloh.

FRETE

Uma alternativa para quem não quer gastar muito dinheiro na mudança é contratar caminhoneiros autônomos, o que pode ser feito por meio de aplicativos de celular.

Um deles é o TruckBooking, lançado em 2015 pelo economista Carlos Mira, 48. O usuário cadastrado deve informar o local de busca e entrega da carga, o tipo de veículo necessário e dizer se precisa de mais de uma pessoa para carregar os objetos.

Após o pagamento, que pode ser feito pela internet, o aplicativo seleciona um caminhoneiro e envia seus dados para o usuário. É possível rastrear a localização do caminhão pela plataforma, que está disponível no país inteiro e tem 420 mil profissionais autônomos inscritos.

"Nós monitoramos a execução do serviço até o final para detectar qualquer problema eventual. O caminhoneiro pode ter que passar por um treinamento ou ser bloqueado se tiver um histórico negativo", explica Mira.

O Levaí, criado pelo publicitário carioca Bruno Muller, 34, encontra os veículos mais próximos do usuário para que o transporte seja feito de forma mais rápida. Basta informar na plataforma os dados sobre a mudança, como origem e destino, e a lista de itens que serão levados.

Pontuação da carta de habilitação e tempo de trabalho são questões analisadas pela empresa antes que um motorista possa operar pelo aplicativo, garante Muller.

O Quero Frete, por sua vez, do cientista da computação Tiago Chilanti, 32, também detecta motoristas próximos. Ele permite que o usuário troque mensagens de texto com os motoristas e pode avaliá-los de acordo com a qualidade do serviço prestado.

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DE PARTIDA
Como organizar a troca de endereço

DESAPEGO
Descarte objetos obsoletos antes da mudança. Será mais prático do que deixar para depois

CONFIANÇA
Conheça a empresa que vai fazer o transporte. Se confiar nela, não irá precisar acompanhar todas as etapas de perto

MEDIDA CERTA
Confira a largura do vão de portas e elevadores para ter certeza de que os móveis vão passar. Caso contrário, solicite o içamento

AGENDAMENTO
Altere o endereço das assinaturas de televisão e de jornal e cancele os serviços de telefonia antes de se mudar. Agende as novas instalações

CHECAGEM
Faça uma limpeza geral na casa nova antes de chegar. Cheque também se todas as instalações elétricas e hidráulicas estão funcionando

PRIORIDADE
Identifique as caixas que devem ser abertas primeiro. Leve objetos de valor e delicados na mão. Separe itens para usar no primeiro dia

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