Publicidade

campo belo/vila mariana

Pouco verticalizado, Santo Amaro tem espaço de sobra para prédios

Vilas de casas com áreas arborizadas estão perdendo espaço para prédios residenciais em Santo Amaro. Os novos empreendimentos tiram proveito dos terrenos extensos do bairro da zona sul.

A mudança aconteceu na última década. Em 2000, de acordo com o censo do IBGE, havia 11,9 mil casas em Santo Amaro e praticamente a metade disso de apartamentos (6.700). Dez anos depois, o número de apartamentos quase dobrou e se igualou ao de casas —que estacionou.

Para Wagner William, gerente de locação e vendas da Plus Imóveis, há uma transformação no perfil de quem busca residência no bairro.

"Antes, muitas famílias nos procuravam querendo casas. Agora, jovens vêm morar em apartamento por causa das empresas que ficam aqui perto", afirma.

A proximidade do trabalho foi uma das razões que levou a coordenadora de voos Mariane Pickart, 28, a se mudar para um apartamento em Santo Amaro com seu marido. "Acho um lugar de fácil acesso para tudo que a gente precisa, tanto para trabalho quanto para lazer, até quando eu quero ir para o centro da cidade", afirma.

NOVO PÚBLICO

Pickart e seu marido encaixam-se em um perfil típico de novos moradores da região: jovens casais em busca de seu primeiro imóvel. Esse é o público que mais procura apartamentos novos por lá, segundo Iolanda Oliveira, gerente de marketing da incorporadora You,Inc -que deve entregar em julho de 2018 um empreendimento no bairro.

A decisão da You,Inc de investir na área baseou-se no custo atrativo —menor que o de bairros vizinhos mais adensados— e no potencial de valorização, ligado à inauguração da estação Borba Gato, da linha 5-lilás do Metrô, prevista para julho deste ano.

Lucas Tarabori, diretor de negócios da Gafisa, acrescenta que a demanda por segurança foi um fator importante na escolha de investir no bairro. "Havia uma demanda reprimida em Santo Amaro. As pessoas se sentem mais seguras de viver em um empreendimento com portaria."

Para evitar uma descaracterização do bairro, o que desagrada moradores antigos, incorporadoras citam a necessidade de criar áreas verdes nos condomínios.

"Buscamos manter no projeto a tranquilidade e arborização características do bairro", diz a gerente da You,Inc.

Publicidade
Publicidade
Publicidade