Publicidade

perdizes e vila leopoldina

Limites sutis com Perdizes confundem moradores da Vila Pompeia

Em que bairro você mora? Se o interlocutor for habitante da Vila Pompeia, a resposta pode ser imprecisa. É que vias famosas do bairro, incluindo a avenida Pompeia, aparecem nas placas da prefeitura com o nome Perdizes.

Segundo as placas, a Feira de Artes da Vila Pompeia, que chega a sua 30ª edição neste ano e ocupará no dia 21 de maio as ruas Tucunã, Caraíbas, Xerentes, Ministro Ferreira Alves e Padre Chico, aconteceria em Perdizes.

"Com a verticalização do bairro, as imobiliárias começaram a classificar ruas entre as avenidas Pompeia e Sumaré como Perdizes, mas não são", diz Regina Balog, que produz a feira e foi corretora de imóveis por 12 anos.

A confusão acontece por que a Vila Pompeia fica dentro do distrito de Perdizes, que engloba outros bairros, como Pacaembu e Sumaré.

O mecânico João Gonçalves de Oliveira Filho, 74, fala de boca cheia que a rua Raul Pompeia fica na Pompeia. Mas a operadora de caixa Valéria Maria, 42, que o atende na loja de autopeças Irmãos Matuto, na rua em questão, diz que fornecedores reconhecem o estabelecimento como sendo em Perdizes.

O administrador de empresas Luiz Felipe de Jesus, 33, que mora na região, diz não saber onde começa e termina cada bairro e que às vezes a correspondência vem trocada em sua casa. "É tudo junto agora", afirma.
Ele lembra que na sua época de criança existia uma rixa entre os garotos. "Em Perdizes, os meninos eram mais filhinho de mamãe, e, na Pompeia, eram mais da rua."

O casal Eliane e José Nestor Cosorte, donos do bar Ponto Final, na rua Diana, um dos limites entre os bairros, dizem que essa confusão vem de longe. Eles moram há 17 anos na Pompeia.

"Há 20 anos, compramos nosso apartamento na Barão do Bananal, mas na propaganda do prédio estava como Perdizes. É que nem ocorre no Morumbi: depois da ponte é tudo Morumbi, até a divisa com o Paraná", diz Eliane.

Desse jeito, Rita Lee, uma das moradoras icônicas da Pompeia nos anos 1970, terá de trocar os versos da "Ôrra Meu" para "pego na guitarra e não largo até Perdizes gritar: vou chamar a polícia!".

Publicidade
Publicidade
Publicidade