Publicidade

paulista/centro

Lista de bens tombados no centro de SP tem túmulo e até posto de gasolina

Onde enterrar o corpo de um protestante, na São Paulo de meados do século 19, quando havia cemitérios apenas para católicos?

A resposta está na lista de bens tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), na subprefeitura da Sé, a maior da cidade.

No total, são 92, número superior à soma de todas as outras subprefeituras.

A lista tem igrejas, palácios, parques e um túmulo, o do protestante citado, o professor alemão radicado no Brasil Julius Frank.

Morto em 1841 de pneumonia, aos 32, ele foi enterrado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, que na época ocupava um convento.

Frank lecionava humanidades no chamado Curso Anexo da faculdade, uma espécie de preparatório.

"Não havia vestibular na época, mas era necessário preparar as pessoas para o curso de direito", conta José Carlos Madia de Souza, 77, presidente da associação de antigos alunos da instituição.

"Frank era muito querido pelos estudantes, então, quando ele morreu, os alunos se mobilizaram e pediram ao diretor que o corpo fosse enterrado na instituição", diz Madia de Souza.

Partindo da faculdade, uma curta caminhada leva a outro bem da lista, o Castelinho da Brigadeiro, tombado em 1984.

Projetado pelo italiano Giuseppe Sachetti e construído entre 1907 e 1911, é um dos primeiros prédios em estilo art noveau de São Paulo, segundo Enio Moro Junior, coordenador do curso de arquitetura do Centro Belas Artes.

"Na época, foi um rompimento com paradigmas da arquitetura clássica, marcada pela simetria", diz. Com 476 metros quadrados, o castelinho está no mercado para locação. O dono pede R$ 30 mil por mês.

*

Imóveis tombados

Loro Verz

TÚMULO DE JULIUS FRANK
Localizado em um dos pátios da Faculdade de Direito da USP, jazigo guarda o corpo do professor alemão, morto em 1841

GARAGEM AMÉRICA
Desenhada pelo arquiteto Rino Levi na década de 1950, foi o primeiro estacionamento vertical no país a usar estruturas metálicas

CASTELINHO DA BRIGADEIRO
Projetado por Giuseppe Sachetti, imóvel do começo do século 20 é um dos primeiros exemplares do estilo art noveau em São Paulo

POSTO DA ACLIMAÇÃO
Tombado em 2015, fazia parte da rede de distribuição de combustível da companhia Anglo-Mexican Petroleum Company, hoje conhecida como Shell, no fim dos anos 1920

Publicidade
Publicidade
Publicidade