Publicidade

tatuapé/mooca

Tatuapé concentra lançamentos de plantas grandes na zona leste

O Tatuapé já é hoje a opção de praxe para a construção de imóveis grandes na zona leste. Por conta de novas regras municipais de zoneamento e da escassez de terrenos amplos nos distritos vizinhos, essa hegemonia deverá se ampliar nos próximos anos, segundo especialistas do mercado imobiliário.

Adolfo Assad Jr., diretor do sindicato da habitação Secovi, explica que o Plano Diretor Estratégico de São Paulo criou demandas mais rigorosas para o lançamento de prédios com plantas extensas. "Hoje você tem que adquirir um terreno duas vezes maior para fazer um empreendimento no mesmo perfil", diz ele. Terrenos amplos são escassos na vizinhança, mas abundantes no Tatuapé.

Nos últimos três anos e meio, todos os edifícios novos na zona leste com áreas privativas de mais de 120 m² foram lançados no Tatuapé ou em distritos vizinhos muito próximos. Por causa da escassez de terrenos e das novas regras municipais, a tendência deverá se acentuar, e também há uma grande possibilidade de que o padrão econômico dos lançamentos do Tatuapé se eleve.

Um dos edifícios de alto padrão já entregues no Tatuapé é o The Gardens Seasons, da Fibra Experts, de três ou quatro dormitórios, que tem unidades de 107 m² a 162 m², com valor do metro quadrado a cerca de R$ 7.000/m². O condomínio tem opções de lazer como quadra, piscina, churrasqueira, brinquedoteca, academia e até sala de cinema. Com área privativa menor (99 m²), mas opções de lazer parecidas, o Spetaccolo, da Planik, de três dormitórios, tem valor de R$ 7.000/m².

Para Ricardo Stella, diretor de incorporação da Fibra Experts, a falta de terrenos para novas mansões verticais em lugares como a Vila Gomes Cardim, a Vila Regente Feijó e o Jardim Anália Franco converte o Tatuapé na única alternativa para novos prédios de luxo. "Esta ilha de alto padrão precisa se expandir, e a expansão natural dela é o Tatuapé", afirma.

PERFIL FAMILIAR

Corretores e diretores de incorporadoras são unânimes em qualificar o habitante do Tatuapé como bairrista. É comum, segundo Adolfo Assad Jr., que moradores de apartamentos pequenos migrem para imóveis grandes dentro do próprio bairro quando melhoram sua situação financeira. Também é frequente que moradores de outros locais da zona leste cheguem ao Tatuapé em busca de apartamentos maiores.

Outra característica do bairro é a presença de famílias grandes. "Tradicionalmente é uma região com famílias maiores, geralmente com mais de um filho. Um apartamento menor do que 90 m² dificilmente atenderia uma família maior com o estilo de vida do Tatuapé", diz Isaac Khafif, proprietário da construtora Planik.

A professora Daniela de Andrade, 40, que tem dois filhos, morava com a família no bairro do Belém em um apartamento de 62 m² e não queria sair da zona leste, mas procurava um apartamento maior. Acabou se mudando no fim de 2016 para um apartamento de 162 m² no The Gardens Seasons, da Fibra Experts. "A região é excelente, perto do parque Piqueri. De final de semana a gente vai passear com as crianças."

Também pesaram na escolha de Andrade a planta moderna e a variada gama de opções de lazer. "A gente gostou muito da sacada integrada com a churrasqueira e a cozinha. Cheguei a olhar empreendimentos em outros bairros e não tinha um 'layout' tão legal. E o condomínio é completo, praticamente um clube", afirma.

Publicidade
Publicidade
Publicidade