Publicidade
Publicidade
Publicidade

Veja receitas para afastar os odores desagradáveis de casa

Antes de perfumar, limpe. Essa é a regra número um para deixar a casa cheirosa.

"Não adianta passar produtos com fragrâncias antes de fazer a higienização do ambiente e de neutralizar os odores desagradáveis. Isso só vai sobrepor um cheiro forte a outro e, muitas vezes, o efeito pode ser pior", diz a organizadora pessoal Carol Rosa.

As principais fontes de mau cheiro doméstico são micro-organismos, como fungos ou bactérias, que se proliferam em roupas usadas (mesmo as aparentemente limpas), locais úmidos ou em matéria orgânica, como restos de comida, por exemplo.

Desumidificadores são uma boa solução para tirar o cheiro de mofo ou bolor. Há produtos elétricos ou soluções que podem ser borrifadas em armários e gavetas.

"O ideal é usar uma solução líquida que também elimine ácaros, uma das principais fontes de alergia", afirma Sarah Lazaretti, diretora da Alergoshop, loja especializada em produtos para pessoas alérgicas.

Um truque para tirar a umidade e o cheiro de mofo do armário é deixar um aquecedor que ventila ar quente ligado por uma hora em frente ao guarda-roupa com as portas abertas, indica Rosângela Campos, da consultoria Domus Organizzare.

Ela também recomenda usar um tecido de flanela sobre o colchão e passar ferro quente, para absorver umidade e mau cheiro na cama.

Água perfumada para tecidos pode ser usada em lençóis, colchas, cortinas e estofados. Lazaretti recomenda fragrâncias bem suaves para o quarto. "A escolha do aroma é muito pessoal, mas é bom saber que um dos cheiros com mais potencial alergênico é o de gardênia", diz.

Além de soluções caseiras e naturais, aparelhos como limpadoras a vapor são úteis para eliminar os causadores de mau cheiro.

Purificadores de ar, indicados para filtrar partículas de poeira, também ajudam a tirar cheiros como o de cigarro. Há modelos com recipiente para colocar óleos aromáticos, que limpam e perfumam ao mesmo tempo.

*

CASA PERFUMADA
Uma estratégia para cada espaço

Ilustração Alexandre Affonso

QUARTO
Guarde só roupas limpas no armário; use desumidificadores ou potes com pedaços de giz para absorver umidade interna e perfume as gavetas com bolinhas de cedro.

No colchão e nos travesseiros, use capas que podem ser lavadas regularmente. Água perfumada para tecidos pode ser usada em lençóis limpos e cortinas.

Para tirar cheiro de bichos de pelúcia, coloque-os em saco plástico bem fechado e deixe por cerca de duas horas no congelador.

Aromas mais apropriados para o quarto: lavanda, laranja e cedro, borrifados ou com difusores de varetas -estes últimos deixam um perfume muito sutil, mas constante

SALA
Tire o mau cheiro de estofados e tapetes esfregando uma mistura de 3 colheres (sopa) de vinagre de álcool em um litro de água. Para odor de cigarro, coloque 500 ml de álcool em um borrifador, junte galhos de alecrim e flores secas de camomila e deixe descansar por três dias; use no ambiente e nos tecidos, quando necessário.

Cubra as cerdas de uma escova com um meia de náilon velha e passe no sofá para tirar pelos de animais, que deixam cheiro nos móveis. Para tirar odor de urina, limpe o local com água morna e vinagre e depois passe um pano embebido em leite. Na sala, podem ser usados difusores elétricos para aromas como laranja, rosa ou baunilha

BANHEIRO
Faça primeiro uma faxina com produtos sem perfume: água e sabão, detergente neutro ou água sanitária em pontos críticos, como vaso e ralo.

Deixe as escovas para lavar vaso mergulhadas em água com gotas de óleo aromático. As lixeiras podem passar por um banho mais caprichado a cada 15 dias: encha o recipiente com água, misture uma tampa de água sanitária e deixe de molho por duas horas. O perfume é adicionado na hora de trocar o saco de lixo, colocando um pedaço de algodão umedecido em aromatizante no fundo do saco.

Velas aromáticas de citronela, hortelã e rosa ajudam a neutralizar cheiros típicos do banheiro

COZINHA
Limpe a geladeira com água e sabão neutro e deixe uma raminho de alecrim dentro para absorver outros aromas. Tire a sujeira e elimine os cheiros das bancadas, do micro-ondas e do fogão com água morna e sabão em barra amarelo. Quando estiver grelhando carnes, deixe um pratinho com pedaços de carvão em uma prateleira alta para absorver o odor.

Para eliminar cheiro de fritura e perfumar a cozinha, coloque em uma panela uma maçã cortada em quatro, dois paus de canela e um punhado de cravos-da-índia em 500 ml de água e deixe cozinhar em fogo baixo. Na cozinha podem ser usados aromatizantes de alecrim, limão e hortelã. Evite cheiros que briguem com o cheiro da comida

Publicidade
Publicidade
Publicidade
DFP -->