Publicidade

santana/casa verde

Prédios de até oito andares marcam paisagem da Parada Inglesa

Os terrenos menores na Parada Inglesa, na zona norte de São Paulo, e as mudanças estabelecidas pelo novo Plano Diretor levaram as construtoras a investir em empreendimentos mais baixos, com torres de até oito andares e menos de 50 apartamentos cada uma.

Mas o tamanho menor dos edifícios não se reflete nas áreas de lazer. Todos recebem piscina, sauna, academia, salão de festas e salão de jogos.

Um desses empreendimentos é o Ritratto Parada Inglesa, da S.Quatro.

São oito andares com 48 unidades de dois e três dormitórios em opções de plantas de 65 ou 87 metros quadrados e preço estimado de R$ 8.500 por m².

Um de seus moradores é o consultor de vendas Bruno Bonito, 29, que trocou há oito meses a Casa Verde por um apartamento perto dos pais.

"Eu sou mais reservado. Gosto de morar em um prédio sem tantos vizinhos", diz Bonito. "Aqui, tenho duas vagas, academia, salão de festas, não preciso sair."

Para Thiago Setin, sócio-diretor da incorporadora, o bairro atrai também pela localização, no coração da zona norte, e o fácil acesso ao resto de São Paulo. "O metrô fica a poucos passos do edifício", afirma.

Outra opção na região é o Tramway, da Inovalli. São sete andares de apartamentos de 47,6 metros quadrados, com o valor médio do metro quadrado em R$ 5.700.

"Nosso público são pessoas que nasceram e cresceram na zona norte, mas que hoje moram distantes de metrô, ou pessoas que moram fora da capital e estão adquirindo o seu primeiro imóvel em São Paulo", afirma Caio Esteves, coordenador de novos negócios da Inovalli.

Rodolfo Gustavo Del Valle, coordenador de inteligência de mercado da Brasil Brokers, diz que os prédios pequenos ajudam a controlar o adensamento no bairro, e , com isso, o trânsito e o barulho.

O número menor de vizinhos pode afetar, contudo, o valor do condomínio. "Com menos pessoas para dividir os custos de manutenção do edifício, o preço tende a ser maior. É uma questão que pesa na decisão do comprador."

Segundo Del Valle, o perfil do comprador de imóveis da Parada Inglesa é majoritariamente de pequena família. "Mais de 50% dos domicílios dessa região são habitados por dois ou três moradores", afirma.

Publicidade
Publicidade
Publicidade