Publicidade

Alugar em vez de vender é melhor negócio para proprietário de imóvel

Marlene Bergamo/Folhapress
Oscar Bonilha Neto, 68, em seu escritório, em Guarulhos
Oscar Bonilha Neto, 68, em seu escritório, em Guarulhos

Se não há urgência pelo dinheiro, colocar um imóvel para locação por preço abaixo do esperado é melhor do que vendê-lo com um desconto muito grande.

Para a consultora financeira Elaine Habib, neste momento de incerteza econômica, só deve se desfazer do imóvel a um valor reduzido quem de fato está passando um aperto financeiro.

Claudio Tavares Alencar, professor do Núcleo de Real Estate da USP, também diz que a atual conjuntura exige cautela. "A concorrência está feroz. Há muitos estoques e lançamentos que não foram vendidos e que estão com bons descontos."

Depois que os filhos saíram de casa, o administrador Oscar Bonilha Neto, 68, resolveu deixar seu apartamento de 138 metros quadrados em Santana, na zona norte de São Paulo, para morar de aluguel mais próximo ao trabalho em Guarulhos, na região metropolitana da capital.

Colocou o imóvel para vender em junho do ano passado, mas não conseguiu comprador. "Como não precisava do dinheiro, preferi esperar o mercado melhorar em vez de baixar muito o preço", diz.

Para cobrir as despesas durante esse período, optou por alugar por um valor mais baixo. Depois de um mês, o imóvel já estava locado.

Agora, além de não arcar mais com o custo do condomínio, ele consegue cobrir os R$ 2.500 do aluguel do apartamento de 70 metros quadrados onde mora.

"É melhor pingar do que secar", afirma Mauro Calil, especialista em investimentos do Banco Ourinvest.

Segundo ele, deixar o imóvel alugado dificulta a liquidez, mas é a melhor opção para não ter que arcar com o condomínio, mesmo que seja preciso reduzir o valor de locação pela metade.

"Se depois de um ano o mercado melhorar, você aumenta o preço. Mas deixar o imóvel vazio é um custo muito alto", afirma Calil.

Apesar de recomendar, para quem já tem um imóvel, o aluguel no lugar de deixar fechado, o especialista não indica a modalidade como investimento.

"Se a pessoa quer investir nesse mercado, é melhor apostar em fundos imobiliários", explica o professor Alencar. "Ao adquirir uma sala comercial, se você precisar do dinheiro, tem que vendê-la toda. Se comprar cem cotas, pode se desfazer delas de acordo com a necessidade."

Habib concorda. "Corre-se o risco de não conseguir alugar ou de o inquilino não conseguir pagar."

Publicidade
Publicidade
Publicidade