Publicidade

Design Weekend invade SP com mais de 300 atividades pela cidade

De 9 a 13 de agosto, São Paulo será tomada pelo design. Serão mais de 300 atividades espalhadas pela cidade, entre feiras, exposições, palestras, lançamento de coleções e venda de objetos.

Em sua sexta edição, o Design Weekend –que, apesar do nome, vai de quarta a domingo– se consolidou como um dos maiores festivais urbanos de design do mundo. O evento nasceu em 2012, inspirado nas grandes semanas internacionais de design, como as de Milão e de Londres.

"O objetivo é juntar o mundo criativo com o produtivo para estimular o setor e mostrar que o design está em todos os lugares e não é algo inalcançável", diz Lauro Andrade Filho, idealizador do DW!, como o festival é chamado pelos mais íntimos.

Para envolver o maior número de pessoas, desde profissionais da área até aqueles que não entendem nada sobre o assunto, os eventos acontecem em diferentes pontos da capital, mas há regiões que reúnem mais ações, como Vila Madalena, Jardins, Pinheiros e avenida Paulista.

A novidade deste ano é a inclusão do Tatuapé no mapa do DW!, com cinco pontos de atividades como aulas, cursos e exposições. "O bairro ainda tem poucos representantes, mas é nossa aposta para os próximos anos", diz Andrade Filho.

O lugar com a maior concentração de eventos, a alameda Gabriel Monteiro da Silva, também começou modesto. Em 2012, eram 12 lojistas participantes, hoje são 51.

Um dos destaques da Gabriel é a exposição "Alquimia", da marca de tapetes By Kamy, com 60 obras têxteis. Quatro artistas a integram: os brasileiros Patrícia Kattan, Marcelo Borges e Walter Goldfarb e o chinês Lin Le Cheng.

"É uma oportunidade de parar para propor conversas e filosofar. Nesse período, deixamos o dia a dia comercial e viramos galeria de arte", diz Francesca Alzati, arquiteta da By Kamy.

O D&D Shopping, na zona sul, também tem participação importante neste ano, com uma exposição de 48 peças que integram a coleção do MoMA (Museu de Arte Moderna), de Nova York, cujo acervo pertente à Fiesp (Federação das Indústria do Estado de São Paulo).

Entre elas está a poltrona Mole, criada em 1957 pelo brasileiro Sérgio Rodrigues, e a cadeira Barcelona, de 1929, dos alemães Lilly Reich e Ludwig Mies van der Rohe.

"São peças originais, relíquias, que ficarão expostas nos corredores. O público, que vê essas cadeiras em todos os lugares, poderá saber sobre a sua história", diz Angelo Derenze, diretor do D&D.

Outro shopping, o Cidade Jardim, abriga a feira Modernos Eternos, com 15 ambientes que misturam mobiliário e objetos atuais, vintage e de antiquários, todos à venda.

"A ideia é combinar o design de todos os tempos. É o que há de mais atual na decoração, até pela questão da sustentabilidade", diz Sergio Zobaran, idealizador da mostra com Maria di Pace.

Em 1º de agosto, a programação completa será divulgada no site designweekend.com.br.

O design domina São Paulo

Outros locais

SENAC

Palestra dos arquitetos Marcio Kogan e Diana Radomysler
r. Doutor Vila Nova, 228

Jardins
Mostras, lançamentos de produtos e intervenções

D&D Shopping
Exposição de coleção do MoMA e bota-fora de produtos

Pinheiros
A feira na Rosenbaum é o destaque, com criações de 32 designers e artistas

Tatuapé
Novidade deste ano, terá palestras, exposições e instalações

Publicidade
Publicidade
Publicidade