Publicidade

interior/litoral

Cercada de verde, São José dos Campos tem circuito de parques

Com 52% do seu território protegido por leis ambientais, São José dos Campos, a 100 km de São Paulo, guarda verdadeiros oásis verdes. A cidade tem nove parques urbanos, dois parques naturais e um distrito localizado dentro de uma APA (Área de Proteção Ambiental) na serra da Mantiqueira.

Em apenas um dia é possível conhecer pelo menos três das principais áreas verdes da cidade, que ficam próximas –Parque da Cidade Roberto Burle Marx, Santos Dumont e Vicentina Aranha.

O parque da Cidade fica na avenida Olívio Gomes, 100, perto do centro velho de São José. É o maior parque urbano da cidade, com 960 mil metros quadrados, trilhas para caminhadas, dois lagos, animais silvestres, árvores como palmeiras imperiais e macaúba e um conjunto arquitetônico e paisagístico que vale a visita.

O complexo inclui uma residência projetada pelo arquiteto Rino Levi (1901-1965), considerada um dos grandes exemplos da arquitetura moderna no Brasil. A obra de paisagismo é assinada por Roberto Burle Marx (1909-1994) e reúne três painéis de cerâmica. O parque abriga ainda borboletário, espaço para cães, equipamentos de ginástica, Museu do Folclore e, frequentemente, é palco de exposições, feiras e shows.

"Eu moro longe, mas gosto demais deste parque, acho lindo, ainda mais com esse sol gostoso de inverno. Trago lanche de casa, estendo a toalha no gramado e esqueço da vida", diz a dona de casa Maria Lúcia Geraldine, 33 anos, mãe de Pedro e Luís, de 7 e 5 anos.

O parque Santos Dumont (rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 1000) ocupa uma área de 46,5 mil metros quadrados e é ideal para famílias que têm filhos pequenos. O local conta com três playgrounds, lago, jardim japonês, quiosques, casa de boneca, rampa de skate, pista de caminhada e equipamentos de ginástica.

A área ainda abriga uma réplica em aço escovado do avião 14 Bis, construído por Santos Dumont, um protótipo do Bandeirante, a primeira aeronave produzida pela Embraer, além de maquetes de foguetes.

"Temos playground no condomínio, mas acho importante que o meu filho conheça a cidade, que não se sinta preso. São José tem ótimos espaços públicos, temos que ensinar nossos filhos a dar valor a isso", diz o empresário Américo Guimarães, 36, pai de Luís Antônio, 5.

A três quadras de distância, no número 302 da mesma avenida, o Parque Vicentina Aranha ganha seu nome do antigo sanatório que funcionava no local até os anos 60. A área de 84,5 mil metros quadrados foi aberta ao público em 2007.

O local possui bosque com espécies raras e centenárias –como mogno, peroba rosa, jequitibá, jacarandá da Bahia, e um complexo arquitetônico que marca a fase sanatorial da cidade.

ESPORTES RADICAIS

Quem preferir algo mais radical, pode ir aodistrito de São Francisco Xavier, a 54,8 km de distância do centro de São José dos Campos. São 322 quilômetros quadrados, marcados por montanhas e vales cobertos por mata atlântica.

A região, protegida por leis municipal, estadual e federal, tem cachoeiras, rampa de voo livre, rios apropriados para a canoagem e trilhas para caminhada ou para a prática de mountain bike.

Como possui estrutura de hospedagem, a região atrai muitos turistas e adeptos de esportes de aventura.

O ponto de relevo culminante é o pico do Selado, com 2.082 metros de altitude, na divisa com o distrito de Monte Verde, na cidade mineira de Camanducaia.

Publicidade
Publicidade
Publicidade