Publicidade

Conheça as novidades que estarão à venda no Design Weekend

Leveza sustentável
No design, o reúso de materiais e resíduos da natureza, a escolha de matérias-primas de origem certificada e a valorização de técnicas artesanais são atitudes sustentáveis. O destaque fica para o trabalho de Paulo Goldstein, que utiliza fragmentos de móveis e objetos quebrados para criar peças. No Made (mercado de arte e design colecionável), ele participa da coletiva da Galeria Nicoli.

-

Poesia concreta
Cimento e concreto -e outros materiais que buscam na resistência a sua inspiração- continuam em alta. O contraponto perfeito está na combinação com texturas diferentes, como tecidos, madeiras e metais. Ou com elementos de formas delicadas, como as plantas. Um exemplo é o vaso-castiçal de Claudia Moreira Salles, feito de concreto e madeira. "As duas partes se fundem numa só forma, valorizando os veios da madeira e os grãos do concreto", afirma a designer, que faz o lançamento na Dpot Objeto.

-

Corpo luminoso
Formas esculturais e materiais nobres colocam esses móveis e acessórios na fronteira entre o design e a arte. Podem ser feitos em tiragem limitada e ter tecnologia embutida.
A iluminação está cada vez menos óbvia, como é possível
ver nas peças de Ana Neute, Constantin Wortmann e Fernando Prado. Ou, como disse Julie Lasky, do "New York Times", sobre as tendências de Milão 2017, "a luz como material" é uma tendência.

-

Geometria aplicada

A geometria se mantém entre as tendências do design, e a elegância do cobre e do latão continua deixando o brilho dos metais em evidência. Tanto um quanto outro se saem bem quando combinados com a madeira, como se a cadeira do estilista Reinaldo Lourenço e a bandeja de Ronald Sasson estivessem no mesmo ambiente.

Publicidade
Publicidade
Publicidade