Publicidade

Quer economizar na hora de organizar a mudança? Siga essas dicas

Fotolia
Ossada suspeita de ser de João Leonardo da Silva Rocha, morto na ditadura militar, é exumada em Palmas do Monte Alto (BA)

Levar tudo o que se tem de uma casa para a outra nunca é uma operação simples. Mas, com um pouco de organização, é possível cumprir a tarefa sem que o caos reine –e nada fique pelo caminho.

"Uma arrumação feita com cuidado tende a facilitar a adaptação ao espaço e a manter os seus pertences no lugar por anos", diz a organizadora Cris Gallo.

Dá para investir em serviços que cuidam de todas as etapas da mudança. A comodidade, porém, pode ultrapassar os R$ 2.500 por dia, em São Paulo.

A outra opção é pagar uma transportadora para levar somente objetos grandes, como móveis e eletrodomésticos. O custo é reduzido a uma média de R$ 1.000 por caminhão. Nesse caso, um pouco de paciência e tempo resolve o empacotamento.

Em ambas as situações, o indicado é comparar os orçamentos de ao menos três empresas e considerar recomendações sobre o serviço.

Veja, a seguir, um roteiro de como programar a mudança sem ter dor de cabeça, dicas para organizar o que será levado e o que fazer ao chegar na casa nova.

Do desmonte à instalação

TRUQUES DE ARRUMAÇÃO

-Aproveite roupas e toalhas para envolver peças delicadas. Pratos devem ser guardados na vertical, para resistirem melhor a uma queda
-Fotografe como fios estão instalados na atrás da TV. Desconecte todos e enrole-os separadamente, prendendo com elástico. Cole uma fita adesiva indicando a que aparelho pertencem
-Proteja TVs com almofadas e embale tudo em um lençol
-Use baldes, cestos de roupa, caixas organizadoras e malas para carregar produtos de limpeza e de higiene
-Leve livros em malas ou embale em pacotes. Escolha um maior para servir de base para pilha
-Junte as roupas que estão em cabides e forre-as com um saco de lixo. Faça furo no fundo para as hastes

NA CASA NOVA

-Comece a arrumação pelo quarto e pelo banheiro. Depois, vá para a cozinha. Limpe pratos e copos ao guardá-los
-Se a geladeira foi transportada na horizontal, espere ao menos 8h para ligá-la, até que os óleos nos dutos voltem à posição
-Tire todos os objetos das caixas antes de colocá-los em seus lugares. Isso facilita a visualização

Fontes: Claudia Pilli, Cris Gallo, Eliete Teixeira, Érica Caldeira (Metropolitan Transports), Fabiana Bartolli, Julio Pires (Granero Transportes), Rafaela Pereira

Publicidade
Publicidade
Publicidade