Publicidade

melhores lugares para morar

Vila Anastácio, na zona oeste de SP, cresce, aparece e vira 'Nova Lapa'

Vila Anastácio, na zona oeste paulistana, passa por uma mudança de perfil com a chegada de grandes empreendimentos imobiliários.

Sua origem remonta ao século 18, quando era a fazenda do coronel Anastácio de Freitas Trancoso. No começo do século 20, começou a atrair imigrantes.

Com ruas largas e ainda horizontalizado, o bairro é dominado por galpões e indústrias, além das casas. O comércio é mais focado no público que trabalha lá: predominam bares, padarias e restaurantes por quilo.

A combinação de boa localização com disponibilidade de grandes terrenos a preços atraentes está mudando a ocupação. Construtoras lançaram ali empreendimentos com o conceito de condomínio-clube. Com isso, passaram a chamar a Vila Anastácio de "Nova Lapa".

Ex-moradora da City Lapa, Cida Souza achou na Vila Anastácio a chance de comprar um imóvel maior com preço melhor que no vizinho.

 Profissional do mercado financeiro, ela se mudou para lá com o namorado em dezembro. "Fui para a City Lapa há sete anos e vi o bairro se desenvolver muito. Acredito que vá acontecer aqui também", afirma.

Alberto Rocha/Folhapress
Vista da Vila Anastácio a partir de apartamento no Quintas da Lapa
Vista da Vila Anastácio a partir de apartamento no Quintas da Lapa

A incorporadora Even entregou três empreendimentos no bairro em 2016 e um quarto está em andamento. Marcelo Dzik, diretor, explica que, embora a vila ainda não tenha oferta extensa de comércio e serviços, a vizinha Lapa supre moradores com sua estrutura. "Tivemos a oportunidade de adquirir terrenos com bom custo-benefício. Isso permite criar condomínios com áreas de lazer por valores mais atraentes que em bairros consolidados."

Em 2016, a Even entregou a primeira torre do Quintas da Lapa, com apartamentos de 134 metros quadrados e quatro dormitórios. Entre os itens de lazer estão quadra de tênis, piscinas, pista de caminhada e salão de festas. A entrega da segunda torre está prevista para abril de 2020. O preço do m² é R$ 8.350.

O Caminhos da Lapa Residencial Vanguarda, da Tegra, tem entrega prevista para este mês. São duas torres com 200 unidades. As áreas variam de 128 a 157 metros quadrados. Spa, salas de estudo, de dança, de ioga e de pilates estão entre os diferenciais. Comercializados pela Lopes a R$ 9.650/m2, os imóveis são próprios para famílias com filhos. "Temos clientes vindos da Lapa, mas também da zona norte e de outras regiões. A zona oeste é um lugar com muita procura", afirma Belmiro Quintaes, diretor de atendimento da Lopes.

Publicidade
Publicidade
Publicidade