Publicidade

mercado de luxo e acessíveis

Itens de edifícios mais caros chegam aos mais baratos

Áreas comuns bem planejadas não são mais exclusividade dos apartamentos de alto padrão. As principais modas lançadas em imóveis de luxo estão sendo adotadas em empreendimentos econômicos de São Paulo.

Construtoras têm apostado, por exemplo, em espaço para pets, bicicletário, lavanderia compartilhada e escritório para home office.

"Os empreendimentos mais populares vêm trazendo tendências dos condomínios de médio e alto padrão. No passado, poucos tinham piscina. Agora já é possível encontrar vários imóveis econômicos com áreas de lazer completas", afirma Ronaldo Cury, que é diretor de relações institucionais da Cury Construtora.

No Ritmo Condomínio Clube, empreendimento da Cury em Itaquera, na zona leste da capital, os moradores terão acesso à piscina, academia, salão de festas, espaço para jogos, quadra gramada, área fitness externa, playground, sala com home theather e até salão de beleza.

Já no edifício Dez Penha, também da Cury, as áreas comuns terão pista para caminhada, bicicletário e espaço para animais.

"Oferecer um local específico para pets se tornou um grande diferencial de venda, porque permite que o morador passeie com o seu cão sem precisar sair na rua", aponta Marcos César Cardamoni, do Escritório Brasília de Imóveis (EBI).

Outra tendência é a automação, com equipamentos que permitem controlar tudo, desde a iluminação até o funcionamento da banheira. "Os apartamentos menores têm utilizado novas tecnologias, como controles automáticos e portaria virtual, em que o morador tem acesso o edifício por meio de um código", conta Sebastião Bittencourt Neto, diretor comercial da Construtora Lorenzini.

Em seu estúdio de 34 metros quadrados no Ipiranga, na zona sul, a arquiteta Mayara Dotti, 28, conta com varanda ampla, de 10 metros quadrados, onde instalou um espaço gourmet e seu escritório.

O imóvel fica no condomínio Now Studios, que foi entregue em agosto de 2016 pela MAC Construtora e onde os apartamentos são comercializados a partir de R$ 320 mil.

Além de desfrutar de todos os equipamentos de lazer presentes em um imóvel de luxo, a arquiteta pode, ali, compartilhar serviços de lavanderia e até um escritório com sala de reunião.

"Ainda que o apartamento seja menor, a área comum do prédio permite o compartilhamento de serviços diferenciados, antes só disponíveis em flats", diz a moradora.

Também têm ganhado destaque as cozinhas americanas, que otimizam o uso do espaço. "Esse estilo de cozinha americano está presente em praticamente todos os apartamentos econômicos. Além de estar na moda, ele proporciona uma sensação de amplitude para imóveis pequenos", explica ela.

Publicidade
Publicidade
Publicidade