Publicidade

novos jeitos de morar

Imóveis compactos invadem a zona oeste de São Paulo

Um quarto dos habitantes da zona oeste de São Paulo mora só, aponta pesquisa Datafolha. A taxa é a maior entre as cinco regiões da cidade e muito acima da média, de 11%. Pensando nesse público, construtoras têm investido nos lançamentos compactos nessa parte da cidade.

"Nos últimos anos, entregamos quase 3.000 unidades compactas região", diz Alexandre Frankel, executivo-chefe da construtora Vitacon, especializada em imóveis de tamanhos menores.

Entre seus empreendimentos prontos para morar estão o VN Quatá, na Vila Olímpia, com imóveis de 19 a 52 metros quadrados e o VN Ferreira Lobo, no Itaim, com unidades de 28 e 34 metros quadrados. Todos contam com lavanderia, academia e bicicletário, entre outros serviços que compensam a falta de espaço na área privativa.

Quem opta por morar na região tem ainda ampla oferta de transporte público e de empresas para trabalhar, afirma Marcelo Dzik, diretor comercial da construtora Even, que entregou em fevereiro do ano passado o Diseño Alto de Pinheiros-Vila Madalena, com unidades de 32 e 56 metros quadrados e área comum com churrasqueira, lavanderia e academia.

Luciana Aith/Divulgação
Apartamento decorado do Diseño Alto de Pinheiros, da Even
Apartamento decorado do Diseño Alto de Pinheiros, da Even

Mesmo com condomínios equipados, mudar-se para um apartamento pequeno exige reestruturação.

"Vou precisar ter uma vida mais enxuta", diz a publicitária Manoela Frug, 27.

Mas a praticidade foi fator importante na hora de comprar por financiamento uma unidade de 35 metros quadrados do Viva Benx Vila Leopoldina, que ficará pronto em dezembro do próximo ano, na qual viverá sozinha pela primeira vez.

Como Frug, entre os moradores sós da zona oeste estão muitos jovens que acabam de sair da casa dos pais, diz Luciano Amaral, diretor geral da incorporadora Benx.

Vivendo sozinho pela primeira vez, numa unidade de 39 metros quadrados no Arte Faria Lima que havia comprado como investimento, o empresário Mayr Della Paolera diz que é uma grande mudança. "Você curte a vida de uma maneira diferente."

Publicidade
Publicidade
Publicidade