Publicidade

fidelidade

Bairro de São Mateus, na zona leste de São Paulo, já tentou se emancipar

Carlos Angelo Benedito/Divulgação
Ato de moradores pela emancipação de São Mateus, em 1998; à dir., a bandeira do bairro
Ato de moradores pela emancipação de São Mateus, em 1998; à dir., a bandeira do bairro

Com 330 mil habitantes, o distrito de São Mateus, na zona leste, poderia ser um município mais populoso que Itapecerica da Serra, por exemplo, onde vivem cerca de 171 mil pessoas. É o que teria acontecido caso o bairro tivesse realizado seu desejo de se separar de São Paulo.

Ativo principalmente entre o fim dos anos 1980 e o começo dos 1990, o movimento separatista era liderado por Carlos Angelo Benedito, 70, funcionário aposentado da Assembleia Legislativa de São Paulo. "Temos essa luta desde 1965, quando trabalhávamos ainda para que São Mateus fosse uma subprefeitura. Depois que conseguimos isso, em 1987, passamos a discutir com mais força a emancipação", lembra ele.

O grupo de cerca de 50 pessoas, composto principalmente por comerciantes, líderes comunitários e membros da paróquia São Mateus Apóstolo, se reunia semanalmente com deputados e vereadores para viabilizar politicamente a emancipação.

"Fizemos folhetos e até histórias em quadrinhos para popularizar a nossa campanha", conta Edi Suzuki, 46, comerciante responsável pela criação das ilustrações –e também de uma bandeira, idealizada por Benedito.

Cada elemento da flâmula simboliza algo. "As oito listras azuis são uma homenagem ao Dia da Mulher, 8 de março. A ideia era que a emancipação de São Mateus fosse nesse dia, para representar também a emancipação da mulher", conta Benedito. A riqueza da região, por sua vez, é representada por uma corrente dourada, ao centro da qual ficam as letras CSM: Cidade São Mateus.

O desejo de emancipação, dizem os moradores, foi motivado pelo preconceito da prefeitura contra os moradores da periferia e a escassez de repasses para o bairro. "Seria bom não depender do orçamento da cidade, ter a nossa própria receita. Aqui a gente já tem indústrias e empresas, já tem o poder econômico para uma cidade", diz o lojista Milton Mendes, 55.

Em 1991, porém, o movimento recebeu um balde de água fria: 43 novos municípios foram criados no Estado de São Paulo e São Mateus não estava na lista.

Nova tentativa foi feita em maio de 2007 pelo deputado Antônio Curiati, do PP. O requerimento não foi a votação, pois dependia da aprovação de uma lei federal regulamentadora, votada no Senado apenas em 2013.

Nos últimos anos, o desejo por independência arrefeceu. "Não vejo mais grupos com disposição de emancipação. Hoje as pessoas não têm mais essa preocupação", diz o rapper e professor de capoeira Fernando Negotinho, 37.

"Com esse cenário político, não é o momento de criar novos municípios, mas de recuperar o que já temos aqui", completa Benedito.

Publicidade
Publicidade
Publicidade