Publicidade

fidelidade

Depósito de lixo vira praça em Pinheiros, na zona oeste de SP

Os passantes mais atentos já devem ter reparado em uma mudança nos arredores do largo da Batata, no bairro de Pinheiros. Um terreno de cerca de 600 metros quadrados, que servia como depósito de lixo, começou a ganhar cara nova nos últimos meses.

Por iniciativa de três empresários, até o fim deste mês o local abrigará o largo das Araucárias, uma praça com 80 árvores, de 25 espécies.

De acordo com a Prefeitura Regional de Pinheiros, o terreno é uma área remanescente de desapropriação na confluência das ruas Butantã e Paes Leme e há cerca de dois anos está sem uso definido -antes, funcionava ali um posto de gasolina.

Até que três amigos decidiram intervir. O botânico Ricardo Cardim, 39, o publicitário Nik Sabey, 36, e o arquiteto Sérgio Reis, 55, que mantêm os projetos Florestas de Bolso e Novas Árvores Por Aí, notaram que a área tinha potencial para ser revitalizada.

"Era um espaço que estava invisível para a prefeitura e incomodava quem passava pela região", diz Cardim.

Ao todo, eles já realizaram plantios de 16 florestas de bolso na cidade -uma técnica de reflorestamento adaptada para o ambiente urbano que consegue grande diversidade em pequenos espaços, com pouca manutenção. Uma delas, inclusive, em terreno vizinho do largo: a 300 metros dali, foi lançado o Bosque da Batata.

O investimento, segundo a Prefeitura Regional de Pinheiros, é 100% privado: todos os custos foram assumidos pelos empresários, que farão a zeladoria do local -eles não revelam valores.

Divulgação
Obras no local do Largo das Araucárias, que funcionava como depósito de lixo
Obras no local do Largo das Araucárias, que funcionava como depósito de lixo

Foram retirados dez caminhões de lixo, quatro tanques de combustível -depois de análise de solo e comprovação da ausência de contaminação- e feito um trabalho com a terra do local para preparar o terreno, que estava coberto por 20 centímetros de concreto, que inviabilizavam qualquer cultura.

Para Paulo Mathias, prefeito regional de Pinheiros, a iniciativa é extremamente importante. "Há três meses entregamos o largo da Batata, que teve o transplante de 70 árvores, já adultas, doadas pela iniciativa privada e agora vamos entregar o largo das Araucárias também cooperado com o setor privado. Tudo isso em um espaço árido da região de Pinheiros que precisava de reflorestamento."

"Teremos uma ampla área verde, bancos e ruelas de paralelepípedos inspiradas em como a região era nos anos 1940", conta Cardim, responsável pelo paisagismo.

As árvores, doadas por um viveiro do interior do Estado, serão plantadas com ajuda de um mutirão de cidadãos interessados em participar no dia 16 de dezembro, a partir das 10h. Para fazer parte basta comparecer ao local.

O administrador de empresas Rafael Folim, 34, mora no bairro e quer estar no mutirão. "Sinto que as pessoas querem mudar a cidade, mas muitas vezes não sabem o caminho. Por isso essa iniciativa é tão importante e mostra que não podemos ficar apenas esperando a prefeitura."

A área contará com espécies raras da mata atlântica, árvores que duram até 200 anos como araucárias e copaíbas. "São espécies que ajudam a diminuir a ilha de calor da região", afirma Cardim.

Publicidade
Publicidade
Publicidade