Publicidade

Zona Oeste

Nova área verde no Butantã tem pista de skate e escola de futebol

Uma das mais jovens áreas verdes de São Paulo, o Parque Chácara do Jockey era há quatro anos um terreno do hipódromo usado para eventos e shows privados.

Uma reivindicação dos moradores locais levou a sua desapropriação em 2014 pela prefeitura –a indenização foi compensada pela dívida de IPTU do Jockey Club. Dois anos depois, em abril de 2016, o parque foi inaugurado.

Francisco Eduardo Bodião, um dos integrantes do Movimento Parque Chácara do Jóquei, diz que o pedido de tombamento e preservação da área existe há 30 anos.

Alberto Rocha/Folhapress
Skatista pratica na pista do Parque Chácara do Jockey

O argumento do grupo de moradores é que a área verde é essencial para o escoamento da água no período de chuvas fortes e cheias do córrego Pirajussara.

Os vizinhos do novo parque participaram até mesmo da organização do espaço, que tem lago, quadras e uma área destinada a atividades culturais.

Seus quatro campos de futebol são ocupados aos sábados e domingos por 20 times de futebol de várzea. O uso do espaço exige reserva, que deve ser feita pessoalmente, às terças, na administração.

Já as crianças treinam no Clube dos Pequeninos, voltado à formação de base de jogadores de futebol. O grupo foi fundado na década de 1970 no local e mantido no projeto do parque.

Na pista de skate, o movimento é diário. "Cerca de 200 skatistas treinam aqui", diz Ailton Arley Malta Carvalho, administrador do local.

Entre eles está o skatista profissional Gian Naccarato, 39, praticante do esporte desde os 9 anos. "Quando estou em São Paulo venho pelo menos uma vez por semana treinar na pista com meu filho Guilherme, de 11 anos", diz.

A pista atrai skatistas de todas as regiões da cidade e já foi palco de competições dos circuitos paulistas e brasileiro da modalidade.

CONSTRUÇÃO

O parque conta também com uma unidade do Fab Lab Livre SP, uma rede pública de fabricação digital de diversos tipos de objetos para uso colaborativo e aprendizado.

No laboratório, estão equipamentos como impressoras 3D, cortadoras a laser e computadores com software de desenho digital, além de ferramentas de marcenaria e mecânica.

Alberto Rocha/Folhapress
Objetos 3D impressos no Fab Lab

A Escola da Vila fica a apenas 500 metros do parque e aproveita o espaço para fazer atividades com seus estudantes. "Fizemos o festival de poesia no espaço do coreto. Foram oito horas de poesia recitadas pelos alunos e apresentação teatral para um público de cerca de 1.200 pessoas", diz Vicente Régis, coordenador cultural da escola.

Publicidade
Publicidade
Publicidade