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Luminárias de vidro soprado ganham versões mais populares

Tendência na iluminação, pendentes que combinam a técnica milenar do vidro soprado com fontes de luz aparentes estão mais acessíveis e também marcam presença na feira Feicon Batimat, em São Paulo.

Nos últimos dois anos, as peças, fabricadas artesanalmente, passaram a integrar a coleção de arquitetos e lojas de design de iluminação.

Uma delas é a coleção criada neste ano pelo designer Jader Almeida, 36, para a marca Sollos. São cerca de dez modelos de vidro soprado, com estruturas de materiais como latão maciço.

"As peças de vidro transparente pedem lâmpadas LED com filamentos invisíveis ou trabalhados, hoje disponíveis no Brasil a um preço acessível", diz Jader. O designer conta que, quando começou a trabalhar com vidro soprado, em 2012, ainda precisava importar as lâmpadas dos Estados Unidos.

Com preços entre R$ 1.200 e R$ 15 mil, suas luminárias são distribuídas pelo país e exportadas para Inglaterra, França, Hong Kong, Emirados Árabes e Estados Unidos.

MAIS BARATO

Além da disponibilidade das lâmpadas LED no Brasil, a importação do vidro também ficou mais barata, segundo a diretora da La Lampe, Alessandra Friedman.

A marca importa da República Tcheca sua linha de peças contemporâneas, mas também oferece uma coleção nacional, com produtos de design e fabricação próprios. Com isso, consegue colocar no mercado modelos com preços que variam entre R$ 300 e R$ 20 mil.

Expositora tradicional da Feicon, a Taschibra, que atua há 20 anos com vidro soprado por meio de importação, começou a investir na fabricação própria das peças.

"Nosso maior volume ainda são os importados da China, mas com a produção brasileira paramos de importar alguns itens", afirma Alexandre Felippi, diretor de produtos da empresa. Os preços vão de R$ 100 a R$ 1.000.

Já a Blumenau Iluminação estreia no segmento com vidro soprado importado da China. "Antes, o valor da importação era proibitivo", afirma o diretor de operações Renan Medeiros.

Agora, a empresa aposta na tendência vintage e lança na Feicon cerca de 20 produtos, com preço final sugerido entre R$ 150 e R$ 900.

A Blumenau também apresenta um novo catálogo de LEDs, de vários modelos e formatos, com preços entre R$ 25 e R$ 50.

Essas mudanças têm impacto no trabalho de profissionais de arquitetura, como Carmem Ávila, que passa a incluir essa solução em seus projetos para um número maior de clientes.

"Em um projeto mais clean, o cliente pode investir em uma peça de maior valor para ser o destaque da decoração", afirma.

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