Publicidade

feicon

Design de cubas e pias fica cada vez mais redondo

Não faz muito tempo que o mercado de cubas e pias no país era, literalmente, muito quadrado. De dois anos para cá, formas arredondadas e onduladas vêm ganhando espaço no design dos utensílios presentes tanto no mercado geral quanto em feiras do setor como a Feicon Batimat.

"Há algum tempo as fábricas simplesmente não tinham a tecnologia necessária para fazer produtos arredondados, eles não ficavam bons", afirma a arquiteta Fernanda Takadachi, sócia do escritório Triarq Arquitetura.

Além disso, havia uma certa resistência ao formato, acrescenta Takadachi. "Depois de vencido um preconceito inicial, as pessoas passaram a perceber que são formatos que trazem um estilo mais moderno e sofisticado para o ambiente."

Não à toa, as marcas Roca e Deca apostam em modelos de cubas projetados por designers e arquitetos de renome, respectivamente, Ruy Ohtake e Jader Almeida, responsáveis pelo desenho das linhas onduladas das coleções de cubas que levam seus nomes. Já a alemã Duravit traz na coleção Cape Cod a assinatura de Phillipe Starck.

E mesmo produtos que não são assinados por designers renomados já mostram a força do formato no mercado brasileiro. Icasa e Lorenzetti, por exemplo, apostam nas linhas curvas para se diferenciar das concorrentes.

"A não ser que seu banheiro tenha um estilo muito clássico, essas cubas se adaptam facilmente a qualquer ambiente", afirma Takadachi.

Publicidade
Publicidade
Publicidade