Publicidade

Onda do 'faça você mesmo' força renovação de manuais de móveis

A moda do "faça você mesmo" e o aumento das vendas online têm estimulado a renovação dos manuais de montagem de móveis. Antes enigmas quase indecifráveis, esses guias surgem em versões digitais mais didáticas.

A loja virtual Meu Móvel de Madeira elaborou um livreto para os clientes com imagens grandes, pouco texto e detalhes do processo na capa, tais como tempo de montagem e quantidade de pessoas necessárias para realizar a tarefa.

Cada página costuma ter até dois passos, para que o processo fique bem claro. "Não comprimimos tudo em uma folha para economizar papel", diz Kelen Corrêa, do setor de atendimento ao cliente do site.

O manual também está disponível em PDF, no site da empresa, logo abaixo da descrição dos produtos.

As Casas Bahia decidiram investir na produção de vídeos explicativos. Produtos da linha Monta Fácil têm código na caixa que redireciona para uma gravação com passo a passo da tarefa.

Segundo André Caio, diretor comercial, hoje o serviço de montagem é solicitado por menos de 10% dos clientes que compram móveis da categoria na rede de lojas.

A Etna tem uma linha semelhante, a Pronto Para Levar. Os produtos têm encaixes simples e menos parafusos, para montagem em até 15 minutos, diz Daniela Maia, diretora comercial da marca.

Os manuais desses itens são menos complexos, com mais ilustrações e pouco texto. Estão disponíveis no site da loja e devem chegar ao aplicativo da marca.

Outra que está apostando em canais online é a Mobly, que deve produzir ainda neste semestre vídeos para facilitar a montagem dos móveis, segundo Rafael Lavorente, executivo do ecommerce. O link para as gravações virá na embalagem dos produtos.

FALHAS

Não existem normas oficiais para os manuais de móveis.

"A criação é livre, por isso vemos muitas coisas desconexas", afirma Elcio Sartori, professor de design gráfico do Centro Universitário Belas Artes. "A indústria de móveis deveria seguir diretrizes, assim como a de embalagens."

A falta de informação sobre peças, etapas do processo e ferramentas necessárias é um dos defeitos clássicos dos manuais, afirma Michel Otte, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Móveis de Alta Decoração.

Outro desafio é o didatismo, diz Agostinho Pascalicchio, professor de engenharia de produção da Mackenzie. A tendência de uso de recursos digitais ajuda consumidores com dificuldade de leitura, exemplifica ele.

A plataforma online também é útil para consumidores idosos e com problemas de visão, que podem usar o recurso de zoom em manuais no formato PDF, observa Sartori, o que ainda reduz os custos de impressão e manuseio.

Patricia Stavis/Folhapress
O engenheiro Davi Campos Drummond, 28, em casa, na zona oeste de São Paulo
O engenheiro Davi Campos Drummond, 28, em casa, na zona oeste de São Paulo

Há casos em que o cliente nem recebe instruções. O engenheiro Davi Campos Drummond, 28, comprou há seis meses uma cadeira que chegou sem manual. Mesmo assim, se arriscou na montagem. Encaixou o encosto errado e, enquanto tentava desprendê-lo, a cadeira quebrou.

Davi falou com a empresa e, em duas semanas, a peça quebrada foi devolvida com um manual improvisado.

O engenheiro diz não ser a favor de manuais. "Ninguém lê. Os produtos deveriam ser feitos de forma que a montagem fosse intuitiva."

Manuais devem obedecer a princípios básicos, como uso de linguagem didática e ilustrações, diz Igor Marchetti, advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

Se o comprador receber uma cartilha incompreensível ou nem receber nada, deve entrar em contato com a empresa para tirar dúvidas, pedir manual ou até cancelar a compra. A resposta da loja deve vir em até dez dias.

Fátima Lemos, assessora do Procon-SP, diz que, no caso de falhas no manual, o consumidor deve esperar o retorno da empresa antes de montar o móvel. A loja pode ser responsabilizada em caso de danos ao produto por falta de informação.

*

CUIDADO NA HORA DE COLOCAR A MÃO NA MASSA

arte morar manuais
  • Não tente montar o móvel de forma intuitiva. Leia o manual ou, caso haja a opção, assista ao vídeo do passo a passo na internet. Em caso de dúvidas, entre em contato com a empresa
arte morar manuais
arte morar manuais
  • Cheque se dá para montar sozinho ou se precisará de ajuda, de amigos ou de montador profissional. Alguns manuais indicam o grau de complexidade da tarefa
Arte morar manuais
  • Verifique se as dimensões do produto são compatíveis com as do espaço em que será montado. Depois de pronto, será mais difícil transportá-lo para outro lugar
arte morar manuais
  • Forre a área em que vai montar o móvel e coloque as peças em cima para não arranhar o piso ou danificar o produto. A própria embalagem pode ser usada para tal
  • Deixe um espaço de circulação de, ao menos, 50 cm no entorno da área de montagem. Caso contrário, ficará apertado para realizar a tarefa e o produto sofrerá danos
arte morar manuais
  • Separe todas as peças por categoria e tamanho antes de começar a montar para não haver confusão na hora de colocar a mão na massa. Também é importante verificar nesse momento se alguma está faltando
  • Não aperte com muita força o parafuso para não estragar a peça e para que o móvel possa ser desmontado sem muita dificuldade em caso de erro
Publicidade
Publicidade
Publicidade