Publicidade

centro e zona norte

Casarão de 1922 em Higienópolis tem visita guiada

O casarão de 1922 que abriga o Instituto Italiano de Cultura, em Higienópolis, está literalmente de portas abertas. Desde o mês passado, o espaço permite a entrada livre nas instalações, que incluem pátio com jardim e uma biblioteca com 23 mil títulos.

"Os portões fechados desencorajavam a entrada de visitantes", diz o diretor do instituto, Michele Gialdroni. "Queremos ser uma referência da cultura italiana na cidade, e abrir os portões é um gesto prático simbólico."

Alberto Rocha/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 28.01.18 1h O que vai bombar no Carnaval 2018 nas ruas. Denny Azevedo, 34, e Ricardo Don, 31, artistas, no Academicos do Baixo Augusta. (Foto: Marcus Leoni / Folhapress, COTIDIANO)
Saguão de entrada do Instituto Italiano de Cultura, em Higienópolis

O salão que abrigava bailes no século passado transformou-se em auditório para concertos e rodas de conversa sobre literatura italiana.

Há visitas guiadas mensais para mostrar a arquitetura da construção e sua história, além de atividades culturais gratuitas, incluindo concertos de música de câmara, jazz e rock, além de sessões de cinema, palestras e debates com escritores.

Na quinta (26), o espaço recebe, às 19h30, o escritor mineiro Luiz Ruffato. Ele é autor da pentalogia Inferno Provisório e do livro "Eles Eram Muitos Cavalos" (Companhia das Letras, 136 págs., R$ 32,90), premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

O acervo da biblioteca, 80% dele em italiano, passou a ser disponibilizado também para empréstimo, não apenas consulta no local. O espaço conta com clássicos como "A Divina Comédia", de Dante Alighieri, e obras contemporâneas.

"Queremos que seja acessível a quem conhece o italiano e também a quem quer conhecê-lo melhor", diz Gialdroni.

Também estão disponíveis filmes legendados em português como "A Vida É Bela" e "O Evangelho Segundo Mateus".

Para fazer empréstimos, é necessário levar um documento com foto, um comprovante de residência e pagar uma taxa anual de R$ 40.
Nos próximos meses, o instituto ainda quer construir uma cozinha experimental para promover cursos de culinária e uma feira gastronômica. "Queremos que esse espaço seja vivo, de troca de culturas com todos os públicos da cidade", diz Gialdroni

~Instituto Italiano de Cultura
Av. Higienópolis, 436. Segunda a quinta, das 9h às 13h e das 15h às 17h, e sextas, das 9h30 às 13h. Entrada gratuita~

Publicidade
Publicidade
Publicidade