Publicidade

centro e zona norte

Bairro do Bom Retiro, no centro de São Paulo, é capital do beisebol e do sumô

O centro de São Paulo, mais especificamente o bairro do Bom Retiro, abriga o único local público no país destinado à prática de beisebol e sumô, o Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi.

O espaço de 30 mil metros quadrados foi inaugurado durante a comemoração dos 50 anos da imigração japonesa, em 1958. Além do campo de beisebol, com capacidade para 2.500 pessoas, e do ginásio de sumô, que comporta 700 pessoas, o centro esportivo conta com uma quadra de softbol (variação do beisebol) e três quadras de gatebol, cujo objetivo é lançar uma bola por baixo de arcos fincados no chão usando um taco.

No Brasil, o beisebol sempre foi conhecido como o esporte da comunidade japonesa. Assim, naturalmente, o estádio acabou concentrando outras atividades esportivas ligadas ao Japão, conta o diretor do espaço, Olívio Sawasato.

Hoje, o Mie Nishi sedia competições de beisebol em nível nacional, estadual e regional, e serve como campo de treinamento para cerca de 20 equipes. Para quem deseja aprender qualquer uma das modalidades, são oferecidas aulas gratuitas para todas as idades. As inscrições devem ser feitas presencialmente. É preciso levar identidade, comprovante de residência e foto.

O projeto das aulas nasceu na década de 1980, por meio de uma parceria entre a prefeitura e os times São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube. A ideia era ensinar crianças carentes do Bom Retiro e da região central.

O designer gráfico Alex Endo, 42, começou a jogar beisebol por meio do programa, em 1986. Em 2006, ele se tornou um dos instrutores. "Senti a necessidade de compartilhar os ensinamentos que me foram passados quando eu era criança", afirma.

Entregue em 2011, o ginásio de sumô também sedia hoje grandes competições e é usado para o treinamento de atletas profissionais que disputam o campeonato mundial.

O ginásio incentivou a popularização do esporte e se tornou o principal local de manutenção da cultura do sumô no Brasil, diz o professor Wagner Yoshihiro Higuchi.

-

Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi
Av. Presidente Castelo Branco, 5.446. Todos os dias, das 8h às 17h. Telefone: (11) 3221-5105

Publicidade
Publicidade
Publicidade