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Favor político e estação de trem alçaram Santo André ao posto de vila

Confundir Santo André com São Bernardo é gafe imperdoável para os seus moradores. Durante muito tempo, contudo, as duas cidades da região metropolitana de São Paulo foram basicamente uma só.

Tudo começou em 8 de abril de 1553, quando o aventureiro português João Ramalho conseguiu alçar o lugarejo onde vivia com sua mulher, a índia Bartira, à condição de vila de Santo André da Borda do Campo.

Divulgação
Estação Ferroviária de São Bernardo, atual Estação de Santo André, inaugurada em 16 de fevereiro de 1867
Estação Ferroviária de São Bernardo, atual Estação de Santo André, inaugurada em 16 de fevereiro de 1867

A "promoção" foi uma concessão do então Governador-Geral Martim Afonso em troca de João Ramalho intermediar a comunicação com os indígenas do local.

"A questão é que até hoje não existe uma comprovação histórica de onde exatamente ela estava localizada", explica Mayra Gusman, museóloga e gerente do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa.

Sua memória é preservada até hoje no município de Santo André, que comemora seu aniversário no dia da fundação de sua ancestral, mesmo sem saber se a vila ficava efetivamente no mesmo local onde hoje fica a cidade.

Depois de sete anos, em 1560, a vila de Santo André da Borda do Campo foi incorporada à povoação de São Paulo de Piratininga.

Aos 465 anos, o município é considerado o nono mais antigo do país, mais velho até do que a vizinha São Paulo, fundada um ano depois.

Depois da absorção por São Paulo, a região onde hoje se encontra Santo André passou por um longo período de abandono.

"Ela virou apenas um caminho de passagem entre São Paulo e Santos", explica Gusman. "Foram 300 anos de estagnação. A área era ocupada por algumas poucas chácaras e fazendas de subsistência."

Alberto Rocha/Folhapress
Estação Prefeito Celso Daniel, antiga Estação Ferroviária de São Bernardo, inaugurada em 1867, em Santo André
Estação Prefeito Celso Daniel, antiga Estação Ferroviária de São Bernardo, em Santo André

A história começou a mudar no final do século 19, com a inauguração da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, conhecida como São Paulo Railway, em 1867.

Uma de suas estações foi colocada nas proximidades da freguesia de São Bernardo, então um bairro paulistano, sendo batizada com o mesmo nome.

É em volta da Estação Ferroviária São Bernardo que nasce a cidade de Santo André.

Conhecido então como Bairro da Estação, por sua ocupação ter se organizado em volta daquela que é hoje a Estação Prefeito Celso Daniel - Santo André da CPTM, o povoamento foi se desenvolvendo ao longo dos anos.

Em 1910, a região foi batizada de Santo André e elevada a distrito do município de São Bernardo.

Foi a primeira vez, desde 1560, que o nome Santo André ressurgia na região.

"A proximidade com a linha do trem fez com que o lugar fosse ganhando relevância na economia local, atraindo indústrias, por exemplo", conta a museóloga Gusman.

"Algumas famílias influentes politicamente na região, como os Flaquer ou os Queiroz dos Santos, deram ainda mais importância ao local."

Tanto que em 1938, por decreto do interventor federal Ademar de Barros, o distrito de Santo André passa a substituir o de São Bernardo como a sede do município, que tem o próprio nome alterado de São Bernardo para Santo André.

Em 1944, São Bernardo obteve por fim sua autonomia de Santo André, dando origem aos municípios vizinhos como são conhecidos atualmente.

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