Publicidade

design weekend

Festival de design em São Paulo tem atrações para todo tipo de público

De 29 de agosto a 2 de setembro, São Paulo recebe o maior festival de design da América Latina, com mais de 300 ações espalhadas por 120 pontos da cidade.

Em sua sétima edição, o Design Wekeend conta com eventos para todos os tipos de público, desde profissionais do ramo até pessoas que não entendem nada do assunto. São exposições, intervenções artísticas, palestras e lançamentos de produtos assinados por designers brasileiros.

"A proposta é mostrar que o design está em tudo e é para todos. Muito mais que estética, ele é uma maneira de prover soluções para a sociedade, integrando forma e função", afirma Lauro Andrade, idealizador do DW!, como o festival ficou mais conhecido.

Ao longo das edições, o evento passou a durar bem mais do que só um "weekend". A programação oficial vai de quarta a domingo, mas muitos eventos começam antes disso.

"Desde o primeiro DW!, em 2012, o setor amadureceu e aprendeu a preparar uma semana de design", diz Andrade Filho.

De 22 de agosto a 2 de setembro, a mostra Modernos e Eternos expõe dez ambientes decorados por arquitetos e designers consagrados. Em seus projetos, eles misturam 50% de móveis e objetos atuais com 50% de peças vintage e de antiquários -do século 15 ao 20. Tudo está à venda.

"Essa mistura é a decoração mais contemporânea no mundo todo. O bom design dura para sempre", afirma o jornalista Sergio Zobaran, curador da exposição junto à designer de interiores Maria di Pace.

Eduardo Knapp/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 28.01.18 1h O que vai bombar no Carnaval 2018 nas ruas. Denny Azevedo, 34, e Ricardo Don, 31, artistas, no Academicos do Baixo Augusta. (Foto: Marcus Leoni / Folhapress, COTIDIANO)
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo

A mostra, com ingressos a R$ 40, fica no Studio 689, na alameda Gabriel Monteiro da Silva. Famosa pelo comércio de itens de decoração, a rua é um dos principais polos de atividades do DW!, com 29 lojas participantes.

Com intervenção assinada pela designer Cristina Barbara, a pracinha na altura do número 1.064 receberá uma série de workshops gratuitos -de crochê a plantio de suculentas. As atividades vão de 27 a 31 de agosto.

Vila Madalena, Pinheiros, Jardins e a avenida Paulista também vão concentrar eventos do festival.

No Lounge da Bienal, no Ibirapuera, está outro destaque: o Boomspdesign, fórum internacional de arquitetura, design e arte (dias 27, 28 e 29). A entrada é gratuita, mas é preciso se cadastrar pelo site boomspdesign.com.br.

Na edição deste ano, o homenageado é o escritório suíço de design Atelier Oï, dirigido por Aurel Aebi, Patrick Reymond e Armand Louis. O trabalho deles é marcado pela experimentação com materiais, fundindo o artesanato à alta indústria, com clientes como Louis Vuitton e Bulgari.

"É um design simples e sofisticado", afirma Beto Cocenza, idealizador do Boom.

Além de levar uma instalação feita de minoshi, papel tradicional japonês, Aurel Aebi dará uma palestra no fórum, no dia 27 de agosto, às 18h.

O escritório também é tema da exposição "Indústria Artesanal, Atelier Oï" no Museu da Casa Brasileira, que começa em 25 de agosto. A instituição abriga ainda a mostra "Nossa Casa" a partir do dia 29, com trabalhos de designers de diferentes regiões do país fabricados pelo método de impressão 3D.

Na próxima quarta (22), a programação completa do festival será divulgada no site designweekend.com.br.

.

*

Principais atrações do DW!

1. High Design Expo - Feira para profissionais do setor. No São Paulo Expo Exhibition Convention Center

2. D&D Shopping - Vitrines assinadas por 12 profissionais

3. Design & Tecnical Summit - Palestras sobre design na hotelaria, para profissionais. No hotel Pullman Vila Olímpia

4. Boomspdesign - Fórum internacional, que neste ano homenageia o escritório suíço Atelier Oï. No lounge da Bienal, parque Ibirapuera

5. Centro Universitário Belas Artes - Inauguração da materioteca e palestras sobre o tema. Na r. José Antônio Coelho, 879

6. Modernos e Eternos - Exposição com ambientes que unem antigo e novo. No Studio689, na al. Gabriel Monteiro da Silva, 689

7. Jardim Pamplona Shopping - Mostra Funcast, com espaços interativos

8. Conjunto Nacional - O destaque é o Viva Design, que conecta designers, indústria e marcas

9. Senac - Instalações, expedições e palestras. Na r. Doutor Vila Nova, 288

10. Istituto Europeo di Design - Exposições e oficinas. Na r. Maranhão, 617

11. Liceu de Artes e Ofícios - Bate-papos com designers

12. Escola Britânica de Artes Criativas - Palestras sobre desenho e processo criativo

13. Museu da Casa Brasileira - Mostras "Indústria Artesanal, Atelier Oï" e "Nossa Casa"

14. Escola Panamericana  Ciclos de palestras. Na r. Groenlândia, 77

Publicidade
Publicidade
Publicidade