Publicidade

investimento

Saiba o que conferir na vistoria e evite dor de cabeça na compra da casa nova

A vistoria do imóvel é um procedimento de praxe para quem compra e, se for bem feita, pode evitar muito aborrecimento ao novo proprietário. Especialistas recomendam que a visita seja feita em um dia no qual o futuro morador tenha tempo de sobra e possa contar com uma companhia, porque quanto mais olhos sobre os detalhes, menos defeitos passarão despercebidos.

A administradora Aline Fagundes, 31, diz que estava tão empolgada com a compra do apartamento que deixou de verificar alguns itens. "Não tive nenhum problema sério, mas tem um quarto com uma janela que trava tanto que a gente quase nunca abre."

Divulgação
Apartamento do arquiteto Bruno Moraes, no Ipiranga, recém-reformado
Apartamento do arquiteto Bruno Moraes, no Ipiranga, recém-reformado

Esse é um dos erros mais comuns na verificação. Muitos compradores focam itens maiores, como vazamentos e problemas nos pisos, e ignoram coisas menores, como maçanetas e portas que rangem.

O arquiteto Bruno Moraes recomenda como primeiro passo da vistoria ligar todas as torneiras e deixar a água correr por alguns minutos. "Se você só abre e fecha logo depois, só é possível saber se ela está funcionando, mas não se está vazando."

No caso dos chuveiros, que geralmente não estão instalados em imóveis novos, é possível testar a saída de água. "Se você deixa isso para depois, pode colocar piso, box, reformar o banheiro todo e depois descobrir um problema na parte hidráulica e ter que quebrar tudo", diz Moraes.

No banheiro, vale a pena ainda checar as descargas, apertando-as repetidas vezes e demoradamente. O funcionamento dos ralos também é fundamental. O arquiteto recomenda que o cliente leve um pequeno balde ou garrafa e teste a inclinação dos pisos, checando se a água escorre corretamente. "Esses todos são vícios ocultos, aqueles que não ficam claros só ao observar o apartamento, como uma parede riscada ou um vidro quebrado."

Perguntar se o piso das áreas molhadas, como banheiros e área de serviço, já é impermeabilizado também é essencial. Isso evita que o hábito frequente de lavar o chão desses cômodos cause vazamentos nos apartamentos do andar de baixo.

O que verificar na vistoria

Se o imóvel tiver face sul, vale checar se os armários dos quartos estão colocados de frente para as janelas. Como a incidência de sol é menor nessas unidades, a medida é importante para evitar mofo e umidade nos móveis e nas roupas.

Portas, maçanetas e janelas também devem ser testadas com atenção. Confira se elas abrem e fecham corretamente e sem rangidos. O teste da parte elétrica do imóvel muitas vezes fica de fora por conta da falta de energia no apartamento recém-entregue.

"Nesses casos, é sempre importante deixar uma observação no memorial, explicando que o teste de energia não pôde ser realizado", diz Moraes. Caso a energia esteja funcionando normalmente, tenha em mãos um carregador de celular e uma lâmpada para testar as tomadas e as saídas de luz.

Para não ficar no escuro, o advogado Thiago Santana, 38, contratou ajuda profissional antes de se mudar para o apartamento novo na Lapa, no começo do ano. "Como não entendo muito do assunto e não tinha muito tempo sobrando, pedi ajuda", conta Santana, que foi acompanhado pelo arquiteto que contratou para fazer reformas no imóvel.

O resultado final agradou ao novo morador. "Não conheci nem o zelador do prédio ainda, de tão pouco problema que deu", diz ele.

Publicidade
Publicidade
Publicidade