Publicidade

Painel virtual ajuda motorista a manter atenção na via

A 100 km/h, um carro percorre 28 metros em um segundo. A distância equivale a sete carros compactos enfileirados e dá a ideia do quanto é arriscado tirar os olhos da estrada para checar um caminho no navegador por GPS.

Uma das alternativas para evitar distrações é o uso do HUD ("head-up display"), projeção virtual de informações do carro que surge na linha de visão do motorista. A tecnologia, que vem da aviação, chegou aos carros em 1988 a bordo do sedã americano Oldsmobile Cutlass.

A imagem mostrava apenas um velocímetro digital e as setas, com o objetivo de reduzir o número de vezes que o motorista olhava para o painel. Hoje, veículos equipados com esse sistema exibem dados do GPS. O próximo passo é a realidade aumentada.

A empresa alemã Continental desenvolve um HUD que simula projeções no asfalto. Se o navegador estiver acionado, setas indicarão a direção a ser seguida. Gráficos mostrarão a distância do carro adiante, alertando se o espaço for insuficiente para frenagens de emergência.

O equipamento deve chegar ao mercado em 2017, ainda restrito a veículos de luxo. A Continental trabalha no desenvolvimento de HUDs compactos, para serem instalados em carros de baixo custo.

Divulgação
Por meio de gestos, motorista aciona o som do BMW Série 7
Por meio de gestos, motorista aciona o som do BMW Série 7

DE OLHO NOS OLHOS

Outra tecnologia que evita tirar os olhos da estrada é o comando por gestos disponível no sedã BMW Série 7. É possível pular a música ou aumentar o som com movimentos das mãos.

"Ao desenvolver um novo recurso de conectividade, usamos leitores de íris para observar o que o motorista está olhando, com o objetivo de diminuir os desvios de atenção", diz Henrique Canto, gerente de projetos de marketing da BMW.

Publicidade
Publicidade
Publicidade