Publicidade

Mostra sobre cinema exibe carros de 007 e o Ecto 1 de "Caça Fantasmas"

Destacado do restante da mostra, o pavilhão 8 do Salão de Paris deverá ser um dos mais visitados até o próximo domingo (16). Lá está a exposição "L'Automobile fait son Cinéma", com veículos que se tornaram estrelas de cinema.

Após cruzar uma "parede" de barbantes brancos, os visitantes seguem por um tapete vermelho cercado de automóveis. Há muitos originais usados nas produções e algumas réplicas.

Os carros franceses e britânicos são maioria na mostra, que é dividida por gêneros do cinema.

Na parte de filmes de detetives e espiões, o Peugeot 403 Cabriolet ano 1961 do seriado "Columbo" é exibido com sua capota retrátil amarrotada. O carro era usado pelo personagem de Peter Falk.

Ao seu lado está o inglês Jaguar XK8 1999 de Austin Powers, pintado nas cores da bandeira do Reino Unido.

O carros usados nos filmes do agente James Bond são exibidos no estado em ficaram após as filmagens. O Aston Martin DBS V12 de "007 - Quantum of Solace" (2008) está sem a porta do motorista, com marcas de tiros e muitos arranhões.

Usado pelo agente interpretado por Roger Moore em "007 - Somente para seus Olhos" (1981), o clássico francês Citroën 2CV amarelo tem adesivos que imitam rajadas de metralhadora pela lataria.

Na parte de comédias, o diminuto Mini 1982 de Mr. Bean surge em perfeito estado, com forrações de vinil vermelho e pintura preta sobre o capô.

Com ares de limusine, o Renault Nerva Grand Sport 1937 relembra filmes do francês Jacques Tati. O modelo foi usado em "Jour de Fête" (1949).

O exótico Peugeot Limovian que aparece em "A Espuma dos Dias" (2013) foi construído sobre um sedã 404. O carro desfila por uma Paris onírica no filme estrelado por Audrey Tautou.

Na parte de filmes de ficção, o Cadillac Meteor "Ecto 1" ano 1959 de "Os Caça Fantasmas" (1980) é apresentado por atores vestidos a caráter.

Logo ao lado está o Plymouth Fury 1957 do filme "Christine" (1983), de Jonh Carpenter. O carro que tem vida própria é o personagem principal do livro de Stephen King.

A trinca de blockbusters é complementada pelo Delorean da saga "De Volta para o Futuro". A máquina do tempo tornou célebre o DMC-12 de 1981, um carro que está longe de ser bom

Cenas de perseguição são lembradas por modelos como o Ford Mustang GT 390 guiado por Steve McQueen em "Bullitt" (1968). À sua esquerda está o Dodge Charger R/T "General Lee" da série "Os Gatões". O carro laranja, ano 1969, é um dos mais replicados mundo afora.

Outro clássico usado em pega-pega entre polícia e ladrão é o Mercedes 450 SEL 1974 de "Ronin" (1998). No filme de Jonh Frankenheimer, o sedã é pilotado por Jean Reno.

Na seção dedicada a filmes sobre competições, há mais um carro pilotado, de verdade, por Steve McQueen. É o Porsche 908/2 de "Le Mans" (1970).

Os franceses chamam de Coccinelle o que o Brasil conhece por Fusca. E o mundo inteiro chama de Herbie o modelo ano 1968 com o número 53 pintado no capô e nas portas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade