Publicidade

Compacto Fiat Mobi bate recorde de consumo no ranking Folha-Mauá

Motores mais eficientes foram as estrelas de 2016. Recordes de consumo foram batidos em sequência e culminaram com um modelo popular capaz de percorrer mais de 20 km com um litro de gasolina, o Fiat Mobi Drive.

A média de 20,9 km/l na estrada foi obtida na última semana de testes desta edição do Ranking Folha-Mauá. O compacto flex superou rivais em todas as medições de consumo quando equipado com o novo motor 1.0 Firefly, de três cilindros e 77 cv.

Todas as marcas que modificaram seus motores "mil" se destacaram. O VW Gol foi o mais eficiente nas provas de aceleração, sendo cerca de três segundos mais rápido que as antigas versões. Na linha Chevrolet, o hatch compacto Onix obteve médias de consumo que o fariam ser líder na categoria em 2015.

Contudo, a Fiat obteve os resultados mais significativos. A montadora foi movida pela necessidade de modernizar seus motores para se enquadrar nas metas de eficiência do programa Inovar-Auto e assim obter benefícios tributários. Agora espera a retomada do mercado para recuperar o investimento.

"O Mobi ainda não alcançou a expectativa, esperávamos 6.000 unidades por mês, fazemos 3.000. Há potencial para crescer", diz Sérgio Ferreira, diretor Comercial do grupo FCA Fiat Chrysler.

Editoria de Arte/Folhapress
Publicidade
Publicidade
Publicidade